Logo IFRJ

Nova parceria do Instituto vai privilegiar formação na área ambiental

O reitor do IFRJ, Rafael Almada,  a convite do prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou as obras do Parque Orla Piratininga (POP) Alfredo Sirkis, na manhã desta quinta-feira (10), acompanhado do diretor do Campus Niterói, Eudes Pereira Júnior, do diretor de Ensino, José Marcelo Velloso e do professor Gustavo Simas Pereira, do Campus Rio de Janeiro.

Durante a visita, Rafael e Axel alinharam uma futura parceria entre a prefeitura e o IFRJ, por meio do Campus Niterói, para potencializar a formação profissional e tecnológica na área ambiental.

Rafael, Axel e diretores posam no canterio de obras
protoclos de segurança na visita ao canterio de obras

O Parque, que está sendo implantado pela Prefeitura de Niterói, contempla a recomposição vegetal da orla da Lagoa, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados e a implantação de cerca de 10 quilômetros de sistema cicloviário ao longo de toda a orla, além de espaços para lazer e esporte.

A previsão é que todo o trabalho de implantação do Parque Orla esteja concluído em setembro de 2022. As obras, que integram o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), encontram-se em implantação, nas vertentes de infraestrutura verde e paisagismo, urbanização e edificações. Na primeira, estão sendo implantados os jardins filtrantes, que se constituem em ações inovadoras na linha de soluções baseadas na natureza, adotadas em países que privilegiam a proteção do meio ambiente. Essas estruturas, além de comporem paisagisticamente o ambiente, tratam as águas dos rios e de escoamento superficial antes de aportarem à Lagoa de Piratininga.

canteiro de obras com trabalhadores
previsão da conclusão das obras é para setembro

Na segunda vertente, já foram iniciadas as obras para requalificação da via Chico Xavier e a implantação da ciclovia e caminhos de pedestre no entorno da Lagoa de Piratininga. Além disso, serão implantadas praças com equipamentos de esporte, lazer, mirantes e um centro ecocultural, na antiga área do Iate Clube de Piratininga.

A implantação do POP auxiliará no processo despoluição da Lagoa e vai permitir restabelecer novo equilíbrio socioambiental no entorno da Lagoa, e juntamente com os outros projetos integrantes do PRO Sustentável irá colaborar para fomentar a atividade pesqueira na região, possibilitará a abertura de espaços multifuncionais com equipamentos de lazer para a população, áreas de contemplação e de aproximação da população com a Lagoa de Piratininga.

Alfredo Sirkis, que dá nome ao Parque, morreu em um acidente de carro na Baixada Fluminense, no Rio, em julho do ano passado. Ele tinha 69 anos e era ambientalista, político, jornalista e escritor. Foi um dos pioneiros na luta pela preservação do meio ambiente no Brasil, e um dos fundadores do Partido Verde.

Fotos: Berg Silva

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS