Logo IFRJ

Novidade musical em Paulo de Frontin

Em breve o Campus Engenheiro Paulo de Frontin terá as primeiras turmas do recém aprovado Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Músico de Banda.

O curso foi apresentado no dia 26 de maio pelos professores Jonas Soares Lana, Felipe dos Santos Barros e Samuel Ribeiro no Colegiado do Campus (COCAM) do IFRJ CEPF. Aprovado por unanimidade, o novo curso seguirá os demais trâmites institucionais para que em breve seja lançado o seu primeiro edital para ingresso de novos alunos

Segundo o professor Jonas Lana, o curso proporciona a aprendizagem de técnicas e conceitos fundamentais para o desenvolvimento do fazer musical. As disciplinas integram teoria e prática de instrumentos, de conjunto e de criação com softwares para composição musical, gravação e processamento de áudio. “A ênfase no uso dessas ferramentas digitais atende a uma demanda social crescente por capacitação e autonomia para a produção de fonogramas, sua divulgação online e aplicação em projetos audiovisuais e de jogos digitais”, explica Jonas.

O docente observa que elaborou o curso aproveitando as experiências de ensino, extensão e pesquisa acumuladas por ele e pelos demais professores de música do campus Engenheiro Paulo de Frontin. Entre essas experiências, Jonas destaca duas iniciativas extensionistas. A primeira é a oficina de violão que ele conduziu em Belford Roxo, e a segunda, de práticas de instrumento e de conjunto, ministrada pelo professor Samuel Ribeiro em Paulo de Frontin (projeto “Intervalo Musical”).

Outro destaque do curso é a importância da experiência do professor Felipe Barros como compositor e educador musical especializado no uso de tecnologias digitais para produção de áudio e música. “Sua contribuição se dá também com uma pesquisa financiada pelo IFRJ, que vem construindo um acervo de softwares gratuitos e open source acessíveis aos futuros estudantes do curso”, concluiu Jonas.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS