Logo IFRJ

Novos curtas no Cineclube Ankito

Na próxima terça, dia 03 de maio de 2022, às 18 horas, o Cineclube Ankito exibirá os curtas-metragens: “Império do Gramacho” e “Clóvis na pista. Bate-bola no asfalto”. 

A sessão é uma celebração ao carnaval e uma oportunidade para imersão na história de uma escola de samba pequena de Duque de Caxias (RJ), que apresenta suas demandas em termos de políticas públicas específicas, e na manifestação popular dos Clóvis, que teve no ano passado o primeiro edital público para grupos de bate-bola no Rio de Janeiro.

Em seguida, haverá um debate com Rita Fernandes (Jornalista e idealizadora dos Bailes da Sebastiana), Bruno Duarte (OBaC e PUC-SP) e João Guerreiro (IFRJ – Nilópolis). 

O acesso é gratuito!

Rita Fernandes

Jornalista e economista, é idealizadora e fundadora do projeto Casabloco, realizado em duas edições (2018 e 2019) na Casa França-Brasil. Na cultura, com grande atuação na retomada do carnaval de rua a partir da década de 1980, tornou-se presidente da primeira associação de blocos de rua fundada na cidade, a Sebastiana, da qual é presidente desde 2004. Pela Sebastiana, foi responsável por 16 edições do Desenrolando a Serpentina, projeto que promove o debate, workshops, oficinas carnavalescas. Idealizadora e realizadora dos Bailes da Sebastiana e Grito da Sebastiana, que reativaram os bailes de salão no início dos anos 2.000. Escreveu e publicou pela Editora Civilização Brasileira o livro “Meu Bloco Na Rua: a retomada do carnaval de rua no Rio”. Consultora e curadora de diversos projetos de carnaval, é consultora do canal de notícias Globo News desde 2016.

Bruno Duarte

Pesquisador do Carnaval, membro do Observatório Baixada Cultural (OBaC) e Mestrando em Economia Política (PUC-SP).

João Guerreiro

Professor do curso de Produção Cultural e da pós-graduação em Linguagens Artísticas, Educação e Cultura no IFRJ, campus Nilópolis (RJ). É coordenador do Curso Técnico em Artes Circenses – parceria IFRJ e Escola Nacional do Circo. Doutor em Serviço Social (UFRJ) com pós-doutorado em Políticas Culturais (UFBA). Pesquisador e coordenador do Observatório Baixada Cultural (OBaC). Está conselheiro do Conselho Estadual de Políticas Culturais do Rio de Janeiro (CEPC-RJ) no biênio 2021/2022. E, o mais importante, folião do Bloco "Eu sou eu, Jacaré é Bicho D'água" e membro da comissão julgadora dos sambas do Bloco Loucura Suburbana.

Link para a sessão de cine debate: www.youtube.com/CoExcampusNilopolis

Acompanhe Facebook e Instagram .

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS