Logo IFRJ

Núcleo de Inovação e Tecnologia realiza reunião com a Secretaria de Transporte

O Núcleo de Inovação e Tecnologia do campus Volta Redonda realizou, no dia 29 de março, uma reunião com a prefeitura para dar início às atividades do grupo, que recebeu cerca de três propostas de trabalho em prol de uma cidade inteligente. O núcleo conta com a participação de 16 servidores, dentre eles técnicos e professores.

“Primeiro veio o edital da FAPERJ e a gente ganhou. Como já estávamos caminhando muito bem e querendo começar a trabalhar em prol da inovação e tecnologia, a gente acabou criando o núcleo. Nas ações do núcleo muitas coisas já estão acontecendo também”, comentou a professor Nilmara Guimarães, responsável pelo núcleo.

Uma das questões levantadas na reunião pela Secretaria de Transporte foi voltada para o controle de semáforos na cidade. Atualmente é utilizada a fibra óptica nos sistemas de sinalização, para fazer com que o sinal que está sendo emitido no semáforo seja enviado diretamente para a central. Isso permite saber se o semáforo está funcionando ou não. Porém, em alguns lugares a fibra se interrompe e isso impede o monitoramento preciso dos semáforos.     

O projeto propõe um cadastro para saber o local que possui mais índice de problemas para que os mesmos sejam revertidos. Foi colocado como proposta também a junção de um grupo de alunos para que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) seja desenvolvido em volta desse projeto.

 Esse trabalho será realizado pelo curso Técnico em Automação Industrial do campus Volta Redonda e pelo curso Técnico em Informática do campus Pinheiral, e está sendo planejado de duas formas: ser implantado na mini cidade que se encontra dentro do bairro da Ilha São João; ou em formato de dados, sendo essa última responsável por captar o sinal do semáforo e redistribuir as informações para o aplicativo que será disponibilizado para os smartphones, sendo assim não seria necessário fazer o uso da fibra óptica, apenas utilizar o processo de automação que faz uso de antenas de captação a longa distância.

Colaboração: Daniela Romanelli

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS