Núcleo propõe grupo de estudos sobre questões étnico-raciais

Com o objetivo de fortalecer o debate sobre questões étnico-raciais, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus Pinheiral propôs a criação de um grupo de estudos. O primeiro encontro do grupo, realizado no dia 12 de junho, promoveu um debate sobre o papel que a escola e a educação formal exercem como meio de ascensão social e inclusão do negro. Os encontros acontecerão uma vez por mês.

A presidente do núcleo no campus, professora Erica Cristina Bispo, comentou o projeto. “O propósito do núcleo, a curto prazo, é formar os estudantes já engajados na luta antirracista, com obras de boa qualidade”. A professora contou também que as discussões iniciais trabalharão a história da luta no Brasil do “Movimento Negro” e as conquistas já obtidas, como é o caso da Lei 10.639/03, que estabeleceu as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Para a professora Carla Hirt, vice-presidente do núcleo e principal estimuladora para o retorno dos estudos sobre a temática, é preciso entender que a questão racial estrutura a sociedade brasileira, e isso não deixa, portanto, ninguém de fora. “Todos são afetados, de uma forma ou de outra, pelas relações sociais que se desdobram da classificação racial”, analisou a professora. Carla defende a necessidade de qualificar os olhares e as leituras de mundo, para que todos percebam os mecanismos que fazem parecer naturais as desigualdades que são forjadas na sociedade. “Só é possível desconstruir essas relações quando as identificamos, e para isso, é necessário um exercício intelectual. Essa é a importância da existência de um grupo como este em uma instituição pública de ensino”, finalizou.

A atividade é aberta ao público e os encontros estão previstos para acontecer às segundas quartas-feiras de cada mês. Para participar, é preciso entrar em contato através do e-mail neabi.cpin@ifrj.edu.br.

Colaboração: Greici Sousa