Núcleos de Acompanhamento de Egressos (NAES) apresentarão ações e projetos para 2022

Com o objetivo de tornar pública a configuração dos Núcleos de Acompanhamento de Egressos (NAES) e o plano de trabalho dos Naes Locais e do NAE Central em 2022, será realizada uma cerimônia no dia 17/01, das 18h30 às 19h30, de maneira online. A transmissão acontecerá pelo canal oficial do IFRJ no YouTube

A diretora adjunta de Relações com o Arranjo Produtivo e Social da Proex, Andréa Falcão, explicou que o evento é uma maneira de ampliar a visibilidade dos projetos e propostas de ação dos NAES. “Falaremos sobre o que tem sido feito nos últimos anos e sobre o que estamos planejando para este ano”, disse.

Andréa ressaltou, ainda, que o objetivo da Política de Acompanhamento de Egressos é reaproximar os ex-alunos da instituição. “Queremos conhecer um pouco mais sobre a sua trajetória pessoal e profissional, contribuindo, através de projetos e atividades, tanto para sua qualificação quanto para sua inserção no universo do trabalho. Também queremos, através de seus depoimentos e experiências, inspirar as novas gerações de estudantes do IFRJ”, afirmou.

A Política de Acompanhamento de Egressos é desenvolvida pelo IFRJ desde 2018, por meio da aprovação, no Conselho Superior da Instituição, do Regulamento do Núcleo de Acompanhamento de Egressos (NAE) - órgão de coordenação, supervisão e execução das atividades voltadas aos ex-alunos e ex-alunas que concluíram algum dos cursos ofertados pelo IFRJ.

“Acreditamos que uma política de acompanhamento de egressos deve ter início durante o período que os estudantes estão na instituição, pois é neste momento que teremos as melhores oportunidades para estabelecer uma relação e criar vínculos. Depois é preciso manter o vínculo com propostas e ações que façam sentido tanto para eles como para a instituição. Estas políticas são importantes pois nos possibilitam refletir sobre nossas práticas, agregando valor e aprimorando as ações de ensino, pesquisa e extensão”, finalizou Andréa.