Logo IFRJ

Observatório em Nilópolis 'leva' visitantes à lua e a outros planetas

A lua em fase cheia e os planetas Júpiter e Saturno foram os grandes astros da “2ª Sessão de Observação no Telescópio”. O Campus Nilópolis abriu as portas do observatório ao público interno e, pela primeira vez, ao público externo, na noite do dia 12 de setembro.

Eduardo Seperuelo, professor de Astronomia, contou que a ideia de abrir para o público externo veio de sua faculdade. “Durante o curso de Astronomia pensava que o que eu estava fazendo não traria retorno a curto prazo para a população, ou seja, a sociedade estava financiando a minha formação e o meu retorno seria diluído no tempo”, disse.

Ao pensar como poderia trazer um retorno rápido à comunidade, o professor chegou à conclusão de que deveria realizar uma divulgação cientifica, como a observação no telescópio e a palestra. Para Eduardo, é um sentimento de realização. “Finalmente estou conseguindo retribuir, demorou mais de 17 anos, mas estou conseguindo pagar”.

Diferente da primeira “Sessão de Observação”, o professor palestrou antes que os convidados vissem a lua e os planetas. “Essa apresentação costuma ocorrer nos centros de divulgação cientifica, como o planetário e o museu de astronomia, e o objetivo é mostrar o que eles observarão lá em cima, fazer uma introdução, e desafiá-los a tentar ver no telescópio o que foi explicado e mostrado aqui”, explicou.

Gabriela de Souza, que estava na plateia, falou sobre a experiência. “Eu estava muito curiosa para ver a lua, e quando vi no facebook, logo marquei. Eu adorei!”, disse.

A ex-aluna do IFRJ, Carine Prado, convidou sua amiga Joyce Pereira para aproveitarem essa experiência. “Superou minhas expectativas. Tudo que acompanhei, gostei muito, fiquei muito surpresa ao observar Saturno porque eu não imaginava que era tão didático”, relatou Joyce.

 

Colaboração: Camilla Fonseca

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS