Oficina voltada para crianças com TEA

O Espaço Ciência InterAtiva (ECI), localizado no Campus Mesquita, recebeu em 19 de setembro de 2022 um grupo crianças com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e neurotípicas (crianças sem diagnóstico de TEA) de uma escola do município de Mesquita para participarem das atividades dentro do Espaço Ciência InterAtiva.
Essa atividade representou a primeira oficina voltada para crianças com TEA desenvolvida pelo ECI, e tem relação com o projeto de pesquisa da professora Grazielle Pereira, diretora de Ensino do Campus Mesquita, contando com fomento do CNPQ e do próprio IFRJ. O objetivo desta ação foi também o de formar os mediadores do ECI para que futuramente possam receber outros grupos de visitantes com TEA.
Participaram da visita seis crianças com idades entre 7 e 12 anos, sendo uma menina neurotípica e cinco meninos com diagnóstico de TEA, além de três professoras da escola das crianças (três professoras de atendimento educacional especializado - AEE).
Nove educadores do museu de ciências, alunos de cursos de licenciatura dos cursos de Física, Química e Matemática do IFRJ mediaram as atividades e também houve auxílio dos alunos do Doutorado em Ensino de Ciências do IFRJ
As crianças participaram de todas as atividades do museu, além de interagirem com a oficina sobre Higiene Bucal e Alimentação, mediada pela professora Grazielle Pereira.
Segundo Grazielle Pereira, “O museu de ciências tem um grande potencial para despertar diferentes habilidades na criança com TEA, além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e formação do espírito científico a partir de estímulos e elementos disponíveis nas exposições do museu”.
Colaboração: Danielle Sales