Logo IFRJ

Olha a prova... É mentira!

Organizar uma feira, com roupagem de festa junina, foi o trabalho final da disciplina de economia solidária, da turma 321 do Curso Técnico em Administração. A “Feira Junina Solidária” contou com comida típica, pescaria, sorteio de brindes, correio do amor, música e movimentou a noite do dia 20 de junho de 2018, no campus Niterói.

Adriana Barbosa, aluna da turma 321, fala que a escolha da atividade prática foi da turma, que planejou todo o evento. “Tivemos um mês. Cada um ficou responsável por alguma área da produção do evento: grupo da pescaria, varal solidário, venda de doces, produção cultural, infraestrutura, ornamentação, financeiro... Dividimos tudo em grupos para alcançar o resultado”, destaca a estudante, que explica que o objetivo era arrecadar roupas para doação e orçar as despesas da formatura.

A professora de economia solidária, Lígia Bensadon, propôs a atividade como uma forma de materializar os conceitos desenvolvidos em sala. “A disciplina busca trabalhar com os alunos o significado de uma outra economia, com práticas de geração trabalho coletivo, de autogestão, de geração de renda. É uma forma de repensar a economia, em oposição à cultura de exploração e subordinação”, explica.

A atividade começou como um trabalho final, mas se tornou o projeto integrador do semestre. “Todos os professores contribuíram para a organização através das disciplinas: a decisão coletiva, a divisão de trabalho no momento da festa, dinâmicas de grupo, comunicação e divulgação da festa”, explica a professora, reforçando a funcionalidade prática da área administrativa.

A estudante Silvia Campos, que trabalhou no financeiro da feira, ressalta a importância que os colegas e familiares tiveram no evento e a colaboração dos professores no ensino das atividades para o planejamento do evento. “É muito gratificante, porque aprendemos não só a organizar a festa, mas também a trocar ideias e trabalhar em grupo. Estávamos muito preocupados, mas ocorreu tudo bem”, conclui. É o ensino técnico na teoria e na prática.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS