Logo IFRJ

Olimpíada de Matemática das Instituições Federais

O Campus Rio de Janeiro conquistou duas medalhas de bronze na segunda fase da Olimpíada de Matemática das instituições Federais, OMIF, edição 2022.

Os estudantes fizeram a primeira fase ainda em 2022, uma prova no próprio campus. Na época, foram 7601 estudantes inscritos em todo o Brasil. Foram classificados para a 2a fase 383 estudantes, sendo quatro do Campus Rio de Janeiro.

A prova da segunda fase foi parte integrante da programação de um evento sediado no Instituto Federal do Ceará Campus Fortaleza, que ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2023. Foram 660 participantes inscritos no evento.

O IFRJ foi representado pelos estudantes: Jean Gonçalves Barroso (medalha de participação); Júlia Larrúbia D’Angelo (medalha de bronze); Thiago Rodrigues de Miranda (ganhou medalha de bronze)

A professora de Matemática Taís de Sá acompanhou os estudantes e também participou do evento. “A participação no evento da segunda fase da OMIF é uma experiência que tem muito a contribuir para a formação dos estudantes, pois tiveram contato com estudantes e professores de IFs do Brasil todo. Também tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a Matemática e suas aplicações”, disse.

A delegação do IFRJ foi composta por estudantes e docentes dos campi Arraial do Cabo, Caxias, Niterói e Rio de Janeiro.

os alunos e duas professoras seguram uma bandeira do IFRJ

A Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) é um projeto de ensino/extensão que se caracteriza por ser uma olimpíada de matemática e um encontro de estudantes e docentes, com o objetivo de promover formação continuada, propagar a importância da Matemática, servir como uma estratégia pedagógica e ser um evento itinerante. Ela é direcionada para professores e estudantes do ensino técnico integrado ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal). A OMIF se realiza em duas fases. Na 1a fase, as provas das instituições participantes brasileiras são aplicadas em cada campus da Rede Federal, inscrito na OMIF, e são coordenadas por um Coordenador Local, cadastrado como responsável pelo campus. A 2a fase é composta por uma prova e um itinerante, sendo eleito a cada ano, o local da próxima edição da OMIF.

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS