Palestra “Machismo é mi mi mi?” discute as dificuldades da mulher no dia a dia

O campus Volta Redonda recebeu nesta quarta-feira (10) a palestra “Machismo é mi mi mi? ”, ministrada pela secretária municipal de Política para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda, Dayse Penna, que teve como objetivo alertar sobre o que deve ser feito quando uma pessoa se encontrar em uma posição vulnerável.

A oportunidade para discutir o assunto no campus surgiu após a manifestação de alunas através do coletivo “Bruxas da Federal”, no qual as jovens denunciam casos de assédios sofridos dentro do ambiente escolar. A palestra foi uma das primeiras iniciativas tomadas pela instituição para orientar e mostrar que as jovens que não estão sozinhas.

Durante a palestra, Dayse falou sobre as dificuldades enfrentadas no ambiente escolar e no ambiente de trabalho somente pelo fato de ser mulher, e contou como foi superar esses obstáculos impostos pela sociedade, que, na maior parte das vezes, não teve provas consistentes para justificar o porquê de que ela não poderia ocupar e frequentar o mesmo lugar que o homem.

A secretária demonstrou estar muito satisfeita com o convite feito pelo campus Volta Redonda para a realização da palestra e torceu para que os laços entre a instituição e a Secretaria se estreitem cada vez mais, resultando em novas oportunidades.

“Eu considero uma grande oportunidade quando a gente vem para um espaço na área da educação. É refletir sobre todas essas políticas de enfrentamento contra a violência, porque quando a gente faz isso, são maiores as possibilidades de termos um desdobramento de construir uma sociedade mais harmônica, que é isso que a gente quer, uma sociedade mais consciente, uma sociedade mais presente nos problemas que afetam todos nós”, comentou a secretária municipal.

No decorrer da palestra também foi abordado sobre como ocorrem as intermediações entre pais e filhos que já possuem uma idade avançada, sem que seja preciso levar o caso adiante, para um processo ou qualquer outra forma judiciária para negociações políticas.