Palestra sobre Gênero, Sexualidade e Psicanálise marca Aula Inaugural

O auditório do Campus Nilópolis recebeu alunos e professores para a Aula Inaugural do Ensino Médio e Técnico, no dia 04 de março. O evento contou com uma palestra, ministrada pela professora de Psicologia do curso de Bacharelado em Produção Cultural e das Licenciaturas do campus, Augusta Zana. Além da docente, fizeram parte da mesa de debate a diretora de Ensino Médio e Técnico, Danielle Bisaggio e o professor de História do Campus Nilópolis, Affonso Pereira.

Para Affonso, a aula inaugural contribui para a manutenção da democracia, visto que há uma troca entre alunos e professores sobre determinado assunto. “Nós temos aqui uma oportunidade de conversar, discordar e fazer perguntas. Nós acreditamos que esses espaços de diálogo que a escola fornece hoje em dia têm que ser cada vez mais valorizados: como experiência democrática e como experiência educativa”, ressaltou.

O tema escolhido para a palestra foi “Sexualidade e Gênero: uma perspectiva a partir da Psicanálise”. Durante o debate, a palestrante falou sobre a origem da sexualidade e discussões de gênero e utilizou a mitologia grega e nomes da filosofia e psicologia, como Freud, como forma de contextualização.

A aluna do curso de Produção Cultural Karen de Abreu considerou o momento como importante para o autoconhecimento do estudante. “Eu acho interessante abordar esse assunto, principalmente a partir da psicanálise, porque a gente entende qual a origem dele, como começou a ser discutido, e de que maneira os profissionais dessa área veem esse assunto. Eu, como parte do conjunto LGBT, quis interagir e perguntar, porque por mais que eu faça parte desse meio, eu ainda tenho dúvidas”, disse.

A palestrante Augusta Zana comentou sua participação no evento. “Eu venho trabalhando com esses temas do meu projeto de pesquisa do doutorado, que estou perto de concluir, justamente na área da psicanálise, feminismo etc. Acho bastante importante discutirmos esse tema com os jovens, porque é o momento em que surgem muitas dúvidas. Hoje discutimos algumas questões que, talvez, a gente tende a pensar que já estariam resolvidas, mas não estão”, explicou.

De acordo com a diretora do Ensino Médio e Técnico, Danielle Bisaggio, o evento contribuiu para uma maior compreensão dos conceitos de sexualidade e gênero. “A proposta da realização da aula inaugural nesse formato foi muito interessante, pois a apresentação dos conceitos de sexualidade, de acordo com a visão de diferentes autores, possibilitou que se gerasse uma reflexão e um debate sobre o que de fato é a sexualidade e quando ela começa a ser percebida”, concluiu.

Colaboração: Raíssa Amaral