Logo IFRJ

Papo Baixada fala sobre produção feminina

Carol Vilamaro e Yas Werneck

            A última edição do Papo Baixada discutiu como os trabalhos realizados por produtoras culturais vem ganhando destaque na região. O evento organizado pelo grupo “PET Conexões de Saberes em Produção Cultural” aconteceu no dia 20 de julho, no auditório do campus Nilópolis.

            Para discutir esse tema, o grupo convidou Ivone Landim, poetisa e fundadora dos coletivos “Pó de Poesia” e “Fulanas de Tal da Baixada”; Giordana Moreira, aluna de Produção Cultural e produtora do Festival “Roque Pense”; Carol Vilamaro, diretora do documentário “Cinema Delas” e Yas Werneck, rapper e aluna de licenciatura em Matemática.

            O principal ponto abordado pelas convidadas foi a dificuldade enfrentada pelas produtoras culturais em conseguir espaço no mercado de trabalho. Elas defendem que para mudar esse cenário é preciso que as mulheres lutem para conquistar seu espaço. “Liberdade não se ganha, se conquista. O ser humano tem que estar sempre lutando para conquistar novos lugares”, defendeu a poetisa Ivone.


Ivone Landim e Giordana Moreira

           Foi pensando nessa luta que Giordana e Carol compartilharam de experiências parecidas, onde dão preferência a contratação de mulheres para fazer parte da equipe de seus respectivos projetos: “Nossa luta não pode ser apenas no discurso. É no fazer que a gente desenvolve esses novos ambientes”, comentou Giordana.

           Outra forma de resolver esse problema é promovendo um ambiente de trabalho menos competitivo e mais cooperativo. Yas Werneck falou sobre o processo de produção de seu CD “Hexagonal”, como um exemplo dessa mudança de pensamento. Segundo a rapper, o álbum foi produzido com a ajuda de amigos que cederam espaço em um estúdio, ajudaram a dobrar os encartes e fizeram doações por meio de financiamentos coletivos.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS