Logo IFRJ

Paracambi e Engenheiro Paulo de Frontin recebem o projeto Diálogos com o Reitor

A segunda fase do projeto Diálogos com o Reitor chega a Paracambi e Paulo de Frontin. O reitor Rafael Almada, acompanhado do diretor de Articulação Institucional, Eládio Bandeira, e da diretora substituta de Assistência Estudantil, Marisa Aguetoni, participaram de conversas com servidores e estudantes das unidades.

Na segunda, 16, em Paracambi, e na terça, 17, em Paulo de Frontin, o reitor falou para as plateias que lotaram os auditórios locais. Como tem feito regularmente, e com o intuito de falar diretamente para discentes, docentes e demais servidores, Rafael lembrou do trabalho que vem sendo implementado pela atual gestão no sentido de minimizar os transtornos causados pelo corte no orçamento, da ordem de 30%, e que impactam de maneiras diferentes também na rotina dos campi.


Mesa de abertura em Paulo de Frontin

O ponto positivo em meio às dificuldades tem a ver com o fato de que as medidas adotadas pela atual gestão, como suspensão de capacitações, revisão de processos de diárias e passagens, entre outras ações, minimizaram os efeitos do corte e garantiram a manutenção dos contratos continuados, o que permite o desenvolvimento de serviços essenciais, como fornecimento de luz, a limpeza e a segurança, na reitoria e nas unidades.   

Rafael também destacou os recursos obtidos através de emendas parlamentares, tanto as de bancada como as individuais, e que possibilitaram compra de equipamentos, revisão de infraestrutura de laboratórios. De acordo com o reitor, o intenso diálogo com o poder legislativo deverá ser ainda mais desenvolvido no ano de 2020. 

No cenário externo, Rafael destacou as ações do Conif, e o trabalho que continua intenso no sentido de tentar a liberação total do orçamento e retirar a Educação do teto dos gastos.

Sobre o programa do MEC, Future-se, o reitor lembrou que boa parte do que foi divulgado já é feito pelas instituições, mas de maneira diferente do que foi apresentado no programa. E a ideia é a de não aderir, até porque, não houve uma discussão a respeito e tampouco representantes de instituições de ensino foram ouvidos à época da elaboração.   

Os diretores-gerais Aldembar de Andrade Sarmento, de Paracambi, e Ricardo Esteves Kneípp, do Campus engenheiro Paulo de Frontin recepcionaram a equipe da Reitoria e participaram das conversas.


Auditorio de Paracambi

Outro ponto de destaque em Diálogos com o reitor é o tempo destinado durante as visitas para conversar com os diretores e atender pessoalmente aos servidores, no intuito de atender demandas pontuais de cada campus. 

O reitor também participou da formatura da turma em licenciatura em Matemática, em Paracambi e da turma de Jogos Digitais, em Paulo de Frontin.


Auditório em Paulo de Frontin

 

    

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS