![]() |
O CURSO |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
LINHA DE PESQUISA 1 |
Educação, Ética e Processos Formativos |
|
Esta linha de pesquisa possui como objetivo a promoção de reflexões multidisciplinares e interdisciplinares acerca de temas considerados fundamentais para a compreensão do cenário educacional brasileiro na contemporaneidade. Temas como as desigualdades sociais; os espaços educativos e suas relações com os diferentes contextos; os processos pedagógicos; as práticas estratégicas e saberes que perfazem o processo educacional; a crise ética na educação; as relações entre o corpo e a subjetividade e os processos formativos estarão presentes nas análises e pesquisas desenvolvidas. |
||
PROJETOS ASSOCIADOS
|
1. Práticas escolares e Diversidade |
|
Este projeto tem por objetivo investigar as práticas escolares (currículo, avaliação, metodologias de ensino etc.) em suas imbricações com a diversidade, considerando seus efeitos na produção e reprodução das desigualdades educacionais e sociais. Professores Associados: Adriana Werneck Russo; Carlos Augusto Aguilar Júnior; Cássia Isac Gonçalves da Silva; Fábio Carlos de Mattos da Fonseca; Israel Souza; Luciana Gomes Ferreira; Luizana Rocha Migueis Ferreira da Silva; Marcelo Nunes Sayão; Paulo Cezar de barros; Pedro Fornaciari Grabois; Pedro Paulo da Cunha Machado; Rafael Filipe Novôa Vaz e Roberto Ribeiro de Souza. |
||
2. Ética, Diferença e Educação |
||
Este projeto tem por objetivo investigar os princípios e valores que compõem os arranjos éticos na educação, no que se refere à aceitação ou não da diferença. Professores Associados: Fabio Carlos de Matos da Fonseca; Marcelo Nunes Sayão; Roberto Ribeiro de Sousa; Pedro Fornaciari Grabois; Rodrigo de Moura e Cunha; Wagner de Ávila Quevedo. |
||
LINHA DE PESQUISA 2 |
Diversidade, Inclusão e Processos de Subjetivação |
|
Esta linha de pesquisa intenciona compreender e problematizar os prementes desafios enfrentados pelos mais diferentes processos educacionais da sociedade brasileira. Promover reflexões e acerca dos diferentes processos que conformam o estabelecimento de relações com o outro e com a diferença; a inclusão e a exclusão; as subjetividades. A partir de um diálogo multidisciplinar, as pesquisas desenvolvidas privilegiam as temáticas relacionadas às questões étnico-raciais, de gênero, de sexualidade, das religiosidades e das diferenças, dos processos formativos e constituidores de novas subjetividades. |
||
PROJETOS ASSOCIADOS
|
2.1 Interseccionalidade, Diversidade e Processos Educacionais |
|
Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de análises e estudos sobre as relações sociais em espaços educativos formais e não formais que, historicamente sedimentadas no cotidiano, desconsideram a formação inclusiva, participativa e diversa. Professores Associados: Angelissa Tatyanne de Azevedo e Silva; Joyce Alves Rocha; Luana Maria Siqueira Machado; Marcelo Nunes Sayão; Pedro Fornaciari Grabois; Rodrigo de Moura e Cunha; Wagner de Ávila Quevedo. |
||
2.2 Políticas Públicas em Educação e Diversidade |
||
Este projeto tem por objetivo analisar as temáticas relacionadas à educação e à diversidade presentes nas políticas públicas educacionais, e seus efeitos nos espaços educativos formais e não formais. Professores Associados: Adriana Werneck Russo; Angelissa Tatyanne de Azevedo e Silva; Carlos Augusto Aguilar Júnior; Cássia Isac Gonçalves da Silva; Fabio Carlos de Matos da Fonseca; Isrrael Souza; Joyce Alves Rocha; Luciana Gomes Ferreira; Paulo Cezar de Barros; Roberto Ribeiro de Souza. |