Pedagogias que emergem na luta do movimento negro

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), com apoio do Campus Pinheiral do IFRJ, realizou entre os dias 08 e 11 de novembro, a VIII Semana da Consciência Negra. Com o título "Pedagogias que emergem na luta do movimento negro: 20 anos da lei 10.639", o evento, segundo os organizadores, consolidou o núcleo como referência regional na construção de uma educação antirracista.

As atividades realizadas na VIII Semana da Consciência Negra mostraram a pluralidade temática do evento “E, sem dúvida, foram um exemplo de que o povo negro e também as negras e os negros do IFRJ lutam para poder celebrar e celebram cada luta vencida,” disse a organização.

Durante a semana, ocorreram mais de 20 atividades que celebraram os 20 anos da Lei 10.639/03, legislação que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas instituições de ensino do Brasil. A programação contou com a participação de estudantes e servidores do campus, além de convidados que promovem pedagogias contra hegemônicas, desenvolvidas em espaços formais e não formais de educação.

Como exemplos da pluralidade temática, destacou-se a mesa de abertura sobre "Fé e Negritude", que ressaltou a pluralidade e reiterou a importância da tolerância religiosa e do diálogo.

Já a oficina "Comida e Africanidade", com a professora de História Marcela Martins Fogagnoli Erthal, trabalhou a relação entre as duas temáticas, com produção de quimbé e cocada angolana. Um trabalho de campo apresentou a história do bairro Parque Maíra, em Pinheiral, com a professora de Geografia Carla Hirt, uma localidade marcada pela luta pelo direito à moradia.

A literatura, a escrita e a música foram debatidas por meio de uma oficina de escrita criativa, palestras e debates sobre o tema. Docentes do campus e convidados da CapUERJ debateram com os estudantes o trabalho por uma didática racial e antirracista.

O evento encerrou-se no sábado, dia 11, com uma oficina de classificação ancestral das plantas, coleta e confecção de exsicatas(prensagem, secagem, montagem e identificação das espécies selecionadas) no Jardim Sensorial do Laboratório Espaço Ecológico Educativo (EEcoE).

Colaboração: Ascom Pinheiral