Pensamento crítico em trabalho-educação é tema de encontro pedagógico

Docentes e técnicos administrativos do campus Pinheiral participaram, no dia 26 de junho, de mais uma edição do evento “Encontro Pedagógico”, no auditório da unidade. A iniciativa é realizada uma vez por mês e tem o objetivo de contribuir e orientar os profissionais sobre a importância do planejamento e das práticas pedagógicas no instituto.

A palestra intitulada “O pensamento crítico em Trabalho-Educação: (im) possibilidades do currículo integrado em Educação Profissional e Tecnológica” foi mediado pela professora Maria Ciavatta, da Universidade Federal Fluminense – UFF. Durante a abertura, a educadora destacou o conceito de formação humana: “Educação é a condução de uma pessoa”, afirmou. Maria frisou, ainda, que a escola educa para o debate: “É preciso pensar no trabalho além das formas mercantilizadas”, enfatizou.

O técnico administrativo Luís Felipe Oliveira avaliou a importância da temática. “Nós não formamos alunos, única e exclusivamente, para o mercado de trabalho. Nós formamos cidadãos”, ponderou. Para Luís, é fundamental alinhar o caráter pedagógico com a formação de cidadãos.

Segundo a pedagoga do campus, Josefina de Carvalho, os encontros têm a finalidade de contribuir com a comunidade e integrá-la. “Trazer a professora Ciavatta ao campus é muito relevante, visto que ela é referência no assunto tratado. A palestra busca trazer uma fala de incentivo aos docentes e técnicos administrativos sobre temáticas voltadas ao ensino”, disse.

O encontro organizado pela Coordenação Técnico-Pedagógica (COTP) contou, também, com o apoio da Direção de Ensino.

Colaboração: Filipi Meireles