Logo IFRJ

O perigo do ideal de beleza nas redes sociais

O Laboratório de Línguas do Campus Niteroi foi palco para a roda de conversa Beleza e adoecimento: a pressão estética nas redes sociais, que foi realizada no dia 7 de maio.

Com o objetivo de discutir os efeitos das mídias sociais sobre nossa mente, nosso corpo e nossos hábitos, o evento foi mediado pelas professoras Evelyn Monteiro e Suelen Vasconcelos e coordenado pela professora Mariana Spacek, proponente da atividade. Estavam presentes também as professoras Luciana Bernardo, Stephanie Salgado, alunos e membros da comunidade externa.

Anita Agostinho, aluna do quarto período de Administração, falou sobre a roda de conversa. “Participar da roda de conversa do NUGEDS foi muito bom. É gratificante poder ouvir e debater sobre esse tema tão importante. Poder ouvir sobre isso em outros contextos e realidades ajuda muito na compreensão de uma visão mais ampla sobre pressão estética e tudo o que a envolve”.

A professora de português Suelen Vasconcelos alertou para o problema recorrente quando o assunto é rede social. “Isso pode afetar a nossa saúde mental. Passar tanto tempo se comparando pode nos afastar da nossa imagem real e a gente fica preso numa imagem desfigurada. A tecnologia é uma coisa boa, mas a gente não pode perder o senso do que é real ou não”.

Evelyn Monteiro também chamou a atenção para os excessos. “A gente fez enquetes aqui, e a maioria já quis fazer alguma cirurgia ou procedimento estético que viu influenciadores comentando nas redes. A gente é exposto a um corpo diferente, um tratamento desconhecido e isso acaba ampliando o sentimento de inadequação. Isso causa, sim, um adoecimento".

Colaboração: Ana Carolina

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS