Pesquisa e inovação na Rede Federal pautam encontro de pró-reitores

Palestra durante encontro de pró-reitores

Os fóruns de pró-reitores de Inovação e Pós-Graduação (Forpog) e de Extensão (Forproext), ligados ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), reuniram-se nesta semana, em Brasília, para debater as diretrizes de inovação para a Rede Federal. O IFRJ foi representado no encontro pelo pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proppi), Rodney Albuquerque, pela diretora da Agência de Inovação/NIT/Proppi, Patrícia Silva Ferreira, e pela pró-reitora de Extensão, Cristiane Oliveira.

O pró-reitor Rodney Albuquerque foi reconduzido para mais um ano na vice-coordenação da Câmara de Inovação do Forpog, ao lado do coordenador, Vinicius Martins, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSul. Também no encontro, a diretora da Agência de Inovação/NIT do IFRJ foi escolhida como uma das três interlocutoras dos NITs (Núcleos de Inovação Tecnológica) junto à Câmara de Inovação do Fórum. O IFRJ recebeu ainda o procurador federal junto ao CNPq para a discussão de questões relacionadas a inovação.

Da esq. para a dir.: pró-reitores Cristiane Henriques (Proex) e Rodney Albuquerque (Proppi)

e diretora da Agência de Inovação/NIT/Proppi, Patrícia Silva Ferreira

O grupo de pró-reitores trabalha com projeções que garantam mais visibilidade aos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos nas instituições. Entre os objetivos da reunião, estavam a superação de obstáculos para que as instituições ampliem as transferências de tecnologia para a sociedade. “Temos produtos inovadores que devem ser repassados à sociedade brasileira, nossa grande fiadora”, destacou a coordenadora do Forpog, Ana Paula Palheta Santana.

Esta é a primeira vez que os grupos estiveram em uma reunião conjunta com a participação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) dos institutos. O encontro foi realizado no campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB). “Os institutos federais são muito mais que formadores de profissionais. Somos uma ferramenta de valor. Estamos inseridos em um universo que leva desenvolvimento regional a locais afastados dos grandes centros”, afirmou o secretário do Forpog, Arthur Frantz.

O secretário ressaltou que é muito difícil desassociar os grupos de trabalho, já que o desempenho de um impacta no outro. Por isso, o encontro desta semana deve ser o primeiro de uma série de tratativas para estabelecer novas diretrizes que consolidem a Rede Federal como referência em inovação. “A integração das pautas foi uma diretiva muito feliz do Conif. Sem dúvidas é uma maneira de ampliar e estruturar ainda mais nossas demandas”, ressaltou o coordenador do Forproext, Renato Tannure Rotta de Almeida.

Os fóruns são órgãos de assessoramento do Conif, compostos por um representante de cada instituição da Rede Federal, responsável pelas ações sistêmicas vinculadas ao tema.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif