Pesquisa sobre a produção de café de alta qualidade

Campus Pinheiral, a partir de um projeto de pesquisa, está estudando uma proposta alternativa de produção de café, com alto padrão de qualidade e grande valor econômico no mercado. A pesquisa tem a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o apoio de um grupo de cafeicultores do Vale do Paraíba. Os alunos do curso técnico em Agroindústria, Lucas Costa dos Santos e Ayume Ozawa (foto), estão, também, envolvidos no estudo.

De acordo com o Professor Eliezer Menezes Pereira, responsável pelo projeto no Campus Pinheiral, o estudo tem o objetivo de identificar as variáveis do processo de fermentação do café, tendo como base o processo fermentativo do café jacu. A partir dessa identificação, pretende-se propor um processo de fermentação semelhante a esse tipo de café. O café jacu é um café brasileiro e um dos mais caros do mundo. Sua fermentação acontece com intermédio da ave jacu, que ingere o grão de café e o elimina nas fezes.

O Professor Rodrigo Pires Nascimento, da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é parceiro no projeto. Além desse estudo, os professores Rodrigo e Eliezer estão realizando em conjunto um estudo de avaliação da população dos microrganismos em solos tratados com pesticidas. Essa pesquisa tem se utilizado de amostras de solo do laboratório bovino de leite do Campus Pinheiral.