Logo IFRJ

Planejamento financeiro é tema de palestra em São João

Os professores Anderson Oriente (Economia), Rafael Simão (Contabilidade) e Renato Mendes (Empreendedorismo) organizaram no Campus São João de Meriti, no dia 22 de maio, a palestra “Educação e Planejamento Financeiro", como parte integrante da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira. Realizada desde 2014, a Semana ENEEF reúne diversas ações educacionais, gratuitas, presenciais e online. 

Ministrada por Glauco Costa, Analista da Comissão de Valores Imobiliário (CVM), a palestra foi voltada para toda comunidade acadêmica e externa. Com uma linguagem acessível e dinâmica o palestrante de forma lúdica conseguiu entreter a plenária e transformar uma discussão difícil em algo compreensível.

Segundo Anderson Oriente o planejamento financeiro pessoal não é diferente do planejamento adotado pelas empresas e pelos governos, pois o conceito e as estratégias aplicadas partem de um mesmo fundamento, que é planejar objetivos e concretizar metas. De acordo com o professor, as principais dúvidas sobre o tema têm a ver com administrar e equilibrar receitas e despesas. “Portanto, é importante que toda a movimentação dos recursos financeiros, sejam receitas (rendas), despesas (gastos) ou investimentos estejam anotados e organizados”.

Para finalizar, Anderson revela o que é essencial para que seja possível tratar o  assunto de uma maneira prática. “A educação financeira representa um conjunto de atitudes do dia-a-dia que vai muito além de saber calcular quanto se paga juros na compra a crédito, por exemplo. O processo de educação financeira é constante e remete a absorção de uma mentalidade saudável em relação ao uso do dinheiro. Significa adquirir intimidade com o tema e fazer com que o dinheiro se torne um aliado para a felicidade pessoal e familiar a curto, médio e principalmente em longo prazo”.

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS