Planetário Oberon leva a astronomia para as escolas

O Campus Volta Redonda realiza visitas em escolas da região para levar conhecimento científico através de seu Planetário Oberon. Os eventos podem ser requisitados por diretores, professores ou organizadores de eventos das unidades escolares que se interessarem.

Sob a organização dos professores Aline Mota e Marco Espírito Santo, o projeto atende, a cada evento, em torno de 100 alunos.  As visitas acontecem em escolas públicas e privadas da região Sul-fluminense, Baixada fluminense e Vale do Paraíba.

crianças sentadas no patio de uma escola

O Planetário Oberon é uma estrutura que permite a projeção de filmes em uma cúpula que simula o formato do céu, por meio de um projetor digital. O objetivo é a divulgação da Astronomia para o público em geral, além do estimulo à paixão dessa ciência, uma área do conhecimento que desperta muita curiosidade das pessoas, na opinião de Aline.

O conteúdo do projeto é certificado com o selo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

Como são agendadas as visitas?

Os diretores, professores das escolas e organizadores de eventos científicos entram em contato com os professores coordenadores pelo e-mail planetario.cvor@ifrj.edu.br , solicitam informações e fazem os agendamentos. Em seguida, as escolas providenciam o espaço e as condições técnicas necessárias para o funcionamento do equipamento.

Uma informação adicional: é necessário um espaço de 10 metros de largura, 10 metros de comprimento e 6 metros de altura para a montagem do planetário. Além disso, é necessário que se tenha ao menos duas tomadas próximas para ligação.

O Planetario Oberon possui perfis nas redes sociais:

Instagram (https://www.instagram.com/planetariooberon/) e TikTok (https://www.tiktok.com/@planetariooberon).

a equipe do planetario junto das crianças em pé em frente ao plaetario