Plataforma digital reunirá portfólios de projetos de Pesquisa e Extensão dos campi do IFRJ

Com o objetivo de desenvolver um ambiente online com o potencial de criar identidade e valor para cada campus do IFRJ, os professores Milla Benicio e Hélvio J. Junior, do Campus Niterói, desenvolveram o projeto de marketing digital “#MostraIFRJ”. O projeto foi apresentado ao reitor e aos pró-reitores na última reunião de pró-reitores, que aconteceu no dia 03/06.

Alguns dos recursos da plataforma #MostraIFRJ são: um portfólio de projetos com suas informações, fotos e vídeos; um portfólio de competências, que organiza pesquisadores e extensionistas, grupos de pesquisa e laboratórios específicos dos campi, a partir de eixos temáticos; e conteúdos úteis produzidos pelos servidores que poderiam ser disponibilizados ao público em geral.

A partir de uma linguagem e uma estética alinhadas às redes sociais, a plataforma busca dar visibilidade às ações desenvolvidas no âmbito do IFRJ, bem como às pessoas envolvidas nesse processo. “O projeto surgiu do envolvimento prévio da equipe com atividades de marketing digital e da percepção de que a comunicação profissional pode fazer a diferença na prospecção de recursos e parceiros”, contou a professora Milla Benicio, uma das coordenadoras do “#MostraIFRJ”.

O projeto tem apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e conta com fomento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC-MEC). "O projeto #MostraIFRJ representa mais uma ação da Proppi, que se soma à Plataforma Integra, visando dar visibilidade às pessoas, aos projetos e aos ambientes vinculados à pesquisa e à inovação no IFRJ. A Proppi apoia o #MostraIFRJ, especialmente, por ser fruto de um projeto de inovação de servidores do IFRJ, envolvendo ainda estudantes como bolsistas", afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Marcus Vinicius Pereira.

A professora Milla disse que o projeto foi aprovado no edital SETEC como “Vitrines Tecnológicas”, mas seu produto final foi nomeado “#MostraIFRJ”. A professora explicou, ainda, que os projetos que irão compor a plataforma serão escolhidos estrategicamente pela Proppi e pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em diálogo com os campi. “Para participar, os coordenadores de projetos dos campi deverão preencher um formulário com informações que darão subsídio para a equipe de marketing criar os produtos que comporão a página de cada campus”, afirmou.

O projeto já está na reta final, com a estrutura da plataforma pronta e muitos produtos de comunicação desenvolvidos. Milla contou que, neste momento, ocorre o cadastro de projetos dos campi ainda não atendidos. “O projeto se encerra em dezembro de 2022, sendo assim, a implantação será finalizada até essa data”, assegurou.