PLC que permite expansão do Campus Rio de Janeiro é aprovado na Câmara

Projeto segue para as mãos do prefeito Eduardo Paes, que deverá sancionar ou vetar

A Câmara de Vereadores do Rio aprovou, em 2ª discussão, na quinta-feira (24/03), um Projeto de Lei Complementar (PLC) que permitirá a ampliação do campus Rio de Janeiro do IFRJ. A proposta, de autoria dos vereadores Reimont (PT) e Carlo Caiado (DEM), vai à sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

De acordo com o reitor do IFRJ, Rafael Almada, estas alterações do índice de aproveitamento da área e o gabarito do imóvel permitirá construir novas instalações para o campus. As novas regras permitem a ampliação de prédios para até 30 metros de altura e nove andares. Com a expansão, o IFRJ poderá passar de 2,4 mil para 3,6 mil estudantes atendidos. "Ampliaremos o nosso imóvel do Campus Rio de Janeiro do IFRJ, de forma a compatibilizar suas instalações ao programa de ampliação da capacidade de atendimento de ensino, pesquisa e extensão", explicou.

Jefferson Amorim, diretor-geral do campus, destacou que essa demanda é de toda a comunidade do campus: “Alunos, professores e técnicos, todos batalharam por essa conquista. Essa expansão aumentará a qualidade de vida e é uma vitória para todos, inclusive para a comunidade externa, pois aumentará a oferta de vagas, cursos e atividades no campus", enfatizou.

O projeto de ampliação do campus foi elaborado pela Diretoria de Engenharia, Serviços, Infraestrutura e Expansão do IFRJ e prevê um aumento do número de salas de aulas, criação de uma nova biblioteca, além de um novo auditório com cerca de 300 lugares para eventos e atividades. A expansão também prevê a construção de um estacionamento e transferência do local da quadra poliesportiva.

“O desenvolvimento da educação, da ciência e tecnologia é fundamental para a nossa cidade. A Câmara está ajudando e vai continuar apoiando o IFRJ nessa expansão”, disse Carlo Caiado (DEM), presidente da Câmara.

“Esta instituição possui uma crescente demanda para ampliação de seus cursos e oferta de vagas para a população, incluindo a criação de novas áreas de formação para atender ao mundo do trabalho. No entanto, a ampliação necessária esbarra nas limitações da legislação urbanística para o local, que precisam ser alteradas para que seja possível implantar projetos para melhoria das instalações”, explicou o vereador Reimont (PT).