Poemas, rimas, raps e traps a favor do ensino

O Campus Niterói promove, desde o dia 18/10, o “Circuito Tagarela 2022: Gritos de Independência”. No dia 20/10 aconteceu um encontro presencial dos participantes no auditório do campus.

Foram convidadas as turmas do primeiro período de 2022/2 dos cursos técnicos de Administração e Informática, os professores Bruno Gomes, Stephanie Di Chiara, Carmen Chagas e Giuliano Djahjah e alguns representantes do SLAM Tagarela.

O evento iniciou com uma oficina sobre produção textual (poemas) conforme os marcos históricos para, em seguida, introduzir os alunos à performatização da palavra, transferindo a poesia da forma escrita para a forma falada.

A partir daí os participantes adentraram na metodologia consolidada pelo Coletivo Tagarela e se lançam ao desafio de projetar a voz e o corpo no espaço. Destas interações, uma minicompetição foi iniciada e avaliada pelos demais colegas e professores/funcionários presentes da instituição envolvida. Os dois finalistas de cada instituição participarão da grande final do Circuito Tagarela 2022, a ser realizado no mês de dezembro deste ano.

Bruno Gomes, coordenador do Curso Técnico Integrado em Administração e quem trouxe o circuito para o campus, disse que o projeto traz personagens de fora da escola com uma interação visual e artística, fazendo com que o aluno reflita, dentro da sociedade, podendo compor rimas, raps, traps, saindo um pouco da lógica tradicional da sala de aula, tudo isso usando como instrumento a voz e um megafone. O evento contou com a presença de seis profissionais de diversas áreas, como atores, psicólogos, intérprete de LIBRAS, entre outros.

Cariny Barreto, aluna do curso Técnico em Informática comentou que o Circuito Tagarela foi uma forma diferente de aprender a língua portuguesa e interagir com os colegas de turma. Ela ainda destacou que essa foi uma forma incrível de engajar os alunos em algo tão fora do cotidiano de alguns, e disse crer que todos se divertiram e amaram participar desta atividade.

Colaboração: Ana Carolina Almeida