Logo IFRJ

A Política de Cultura do IFRJ

A Política Cultural do IFRJ, aprovada pelo Conselho Superior no dia 24 de novembro, compreende cultura de forma ampliada, como fenômeno social e humano de múltiplos sentidos, considerada em toda a sua extensão antropológica, social, produtiva, econômica, simbólica e estética, a partir de três dimensões fundamentais, a saber: a cultura como expressão simbólica; a cultura como direito de cidadania e a cultura como potencial para o desenvolvimento econômico e social.

Dentre os princípios do SNC e do PNC que estruturam a Política Cultural do IFRJ destaca-se: a valorização da cultura como parte integrante da formação acadêmica e humana; a garantia do direito de todos à arte e à cultura; a valorização da pluralidade e diversidade cultural; a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; a valorização da cultura como vetor do desenvolvimento sustentável; a inclusão social, econômica e cultural.

Dentre as diretrizes que orientam sua implementação temos: universalizar o acesso a bens artísticos e culturais; promover a educação integral dos estudantes; valorizar o patrimônio cultural, a identidade e a memória; reconhecer e valorizar a diversidade cultural, étnica e regional brasileira; estimular a criação cultural e a presença da arte e da cultura no ambiente educacional; incentivar ações inclusivas e de acessibilidade; valorizar as práticas e manifestações artísticas e culturais, bem como os artistas e grupos culturais locais.

Assim, de forma sintética, os principais objetivos da Política Cultural do IFRJ são:

  • Incentivar a produção e o desenvolvimento de ações artísticas e culturais
  • criar, fomentar e apoar programas, projetos e ações nas áreas de artee cultura
  • Criar e implantar instâncias de gestão, produção e promoção cultural em todas as unidades do IFRJ
  • Investir na criação ou reforma dos espaços e equipamentos culturais dos campi;
  • Ampliar as pesquisas no campo da cultura e das políticas culturais;
  • Incentivar e promover a qualificação profissional de servidores e estudantes para atuação na área de Arte e Cultura.

De modo a facilitar e garantir a implementação, gestão e acompanhamento da Política de Cultura do IFRJ o Plano de Cultura foi organizado em 7 (sete) eixos, pensados de forma articulada e complementar. Cada um destes eixos é composto por um conjunto de metas e estratégias que estão em relação direta com os objetivos definidos na política e em sintonia com os valores expressos suas diretrizes e princípios, a saber:

Eixo 1:  Infraestrutura

Eixo 2:  Administração e gestão cultural

Eixo 3:  Democratização do acesso aos bens culturais

Eixo 4:  Apoio à produção, difusão, intercâmbio e circulação

Eixo 5:  Apoio à pesquisa, memória e acervos

Eixo 6:  Democratização do ensino de arte e cultura

Eixo 7: intercâmbio e parcerias

Proposta para o PDI 2023-2028

No entanto, para serem efetivos estes documentos precisam ser incorporados aos demais instrumentos de gestão institucional, especialmente, ao Plano Institucional de

Desenvolvimento – PDI, criando, assim, as bases concretas voltadas à destinação de recursos materiais e humanos para a criação, desenvolvimento e fomento de programas, projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao campo da arte e da cultura.

Neste sentido, como desdobramento do trabalho foram encaminhamos, como prioridade, para inserção no PDI 2023-2028, os seguintes objetivos estratégicos:

 

EIXO 1:  INFRAESTRUTURA

Investir na criação, reforma e melhoria dos espaços e equipamentos culturais dos campi e da Reitoria do IFRJparaa produção e difusão de ações de arte e cultura.

 

EIXO 2:  ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO CULTURAL

Criação e fortalecimento das estruturas e instrumentos específicos para gestão cultural no IFRJ.

 

EIXO 3:  DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AOS BENS CULTURAIS

Universalizar o acesso aos bens artísticos e culturais incentivando a participação de estudantes, servidores e egressos em atividades artísticas e culturais promovendo os direitos humanos e o exercício da cidadania.

 

EIXO 4: APOIO À PRODUÇÃO, DIFUSÃO, INTERCÂMBIO E CIRCULAÇÃO

Criar e consolidar instrumentos de fomento para as ações culturais do IFRJ voltados à valorização do patrimônio, da memória, das identidades e da diversidade cultural brasileira através das diversas linguagens, práticas, meios e suportes.

 

EIXO 5: APOIO À PESQUISA, MEMÓRIA E ACERVOS

Fomentar a realização de pesquisas no campo da arte, da cultura, do patrimônio e das políticas culturais; incentivando a troca de saberes, conhecimentos e experiências, valorizando as expressões, práticas e manifestações artísticas e culturais, bem como os artistas e grupos culturais locais.

 

EIXO 6: DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE E CULTURA

Promover a presença da arte e da cultura no ambiente educacional disponibilizando, em todos os campi, a oferta equânime do ensino de arte. Ampliar e diversificar a oferta de cursos e demais formações em Arte e Cultura.

 

EIXO 7:  INTERCÂMBIOS E PARCERIAS

Estabelecer parcerias com instituições culturais públicas e privadas para o desenvolvimento de programas e projetos arte e da cultura, voltados para a valorização da memória, do patrimônio, da identidade e da diversidade cultural.

 

O grupo de trabalho

 

Importante ressaltar que o trabalho teve início em 2019, com as articulações promovidas pelo Professor Julio Page, então Diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica - DIPROEXT. A partir de 2021 passou a ser desenvolvido sob a responsabilidade e direção da DRAPS - Diretoria Adjunta de Relações com o Arranjo Produtivo e Social, sendo que a partir de janeiro 2022 contou também com a colaboração da COCULT - Coordenação de Cultura, todas unidades vinculadas à Pró-reitoria de Extensão.

 

O Grupo de Trabalho para Elaboração do Plano de Cultura foi constituído a partir da indicação dos campi. A primeira Portaria foi assinada em 27 de novembro de 2019, a segunda em 8 de julho de 2020. A terceira configuração do GT foi revista no final de 2022 e sua configuração final definida em abril de 2023, sendo a última portaria expedida em maio de 2023. Do grupo de trabalho ao longo deste período participaram os seguintes servidores: Affonso Celso Thomaz Pereira, Alexandre de Oliveira Pimentel, Ana Luisa Soares da Silva, Anderson Carlos Nogueira Oriente, André Monte Pereira Dias, André Souza Brito, Andréa Rizzotto Falcão, Annie Teixeira Ramos, Ayrton Ferreira da Costa Júnior, Camilla Moraes da Silva, Débora Elena Speranza do Nascimento, Débora Oliveira de Melo Ricio, Fátima Cristina Alves de Araujo, Flávio Glória Caminada Sabrá, Francine da Cunha Souza de Lima, Gabriela Sousa Ribeiro, Gesiane Leone Castro, Gleyce Figueiredo de Lima, Guilherme Mendes Thomaz, Ingrid Ferreira de Souza, Isabel Milanez Ostrower, Isabella Trindade Menezes, João Guerreiro,Jonas Soares Lana, Juliana Cavassin, Julio Page de Castro, Jupter Martins de Abreu Junior, Leandro da Silva Guimarães, Leandro De Oliveira Pereira, Lia Cabral Baron. Lindinei Rocha Silva, Luana Maria Siqueira Machado, Maiara Alvim de Almeida, Marcela Moraes Gomes, Marcela Tavares, Marcos Ferreira de Araújo, Maria Gabriella Mayworm de Castro,Moisés de Castro Lodoro, Pablo da Cunha, Ricardo Luiz Cardoso Funari di Lucia, Roberta Pereira Furtado da Rosa, Ronaldo Vicente Pereira, Rosângela Aquino da Rosa Damasceno, Rudi Garrido Da Costa Lima, Sheila Albert dos Reis, Takna Mendonça Formaggini, Telma Fagundes Fernandes, Valéria Ferreira Diniz Alves. Wagner de Almeida dos Santos.

 

Como destacou a pró-reitora de Extensão, Ana Luisa Soares: “Agradecemos a todos e todas que contribuíram de maneira significativa para a elaboração da Política e o Plano de Cultura do IFRJ e com isso ajudaram no fortalecimento desta área em nossa instituição. Fico feliz de estarmos terminando o ano com mais esta conquista e estou certa de que em 2024 termos muito mais o que comemorar”.

 

Para saber mais sobre a da Política e do Plano de Cultura do IFRJ você pode acessar os documentos produzidos nas diversas etapas de desenvolvimento do trabalho através dos seguintes links:

Dossiê Política e do Plano de Cultura - Parte 1

https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/359

 

Dossiê Política e do Plano de Cultura - Parte 2

https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/637

 

Dossiê Política e do Plano de Cultura - Parte 3

https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/638

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS