Pós-graduação em Educação Em Direitos Humanos promove aula inaugural

Com a presença da pesquisadora e consultora para a Faculdade Latino-Americana de Ciência Sociais - FLACSO-Brasil, Márcia Mara Ramos, estudantes do curso foram acolhidos para iniciarem o ano letivo de 2024. O evento aconteceu no dia 20 de fevereiro.

A pesquisadora viveu parte de sua vida em um assentamento e integra até hoje Movimentos dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) como membro do Coletivo de Cultura e Educação do MST do Rio de Janeiro.

Também faz parte de um projeto de estudo sobre políticas públicas voltado para as mulheres rurais da América Latina e Caribe em parceria com a ONU Mulher e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

pesquisadora e consultora para a Faculdade Latino-Americana de Ciência Sociais - FLACSO-Brasil, Márcia Mara Ramos.
Palestrante Márcia Mara

A atividade tratou da dimensão dos direitos humanos como uma preocupação central dos espaços formais e não formais de educação, e como os movimentos sociais são espaços importantes de formação para os direitos humanos e para a conquista de direitos sociais.

Além disso, também foi abordada a importância das instituições formais de ensino, sobretudo as públicas, manterem os processos formativos comprometidos com um projeto societário envolvido com a justiça social.

Sobre a importância do curso, a visitante declarou: “A pós 'Educação em Direitos Humanos' no Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Pinheiral é fundamental para a formação de docentes, ativistas e de pessoas que têm compromisso com o social e suas transformações. Um espaço importante de estudo, de diálogo com a realidade e para o aprofundamento de questões sociais da atualidade.”