Logo IFRJ

Precisamos falar sobre este assunto

A equipe de Psicologia do Campus Duque de Caxias organizou a palestra “Suicídio! Vamos falar sobre o problema?”, ministrada pela professora e psicóloga Carla Mendes, doutora em Psicologia Social pela Uerj. O evento foi realizado no dia 31 de outubro em dois horários.

Psicóloga do Hospital Geral Carlos Chagas, Carla Mendes passou a oferecer essa palestra a partir dos mitos que ouvia no ambiente hospitalar, tais como, a atribuição do sofrimento psíquico como ‘frescura’ e as comparações entre o sofrimento de duas ou mais pessoas.

A convidada comentou sobre as mudanças de ausências na contemporaneidade. O ser humano tem bens materiais ao seu alcance, mas carece de afetos e relações interpessoais consolidadas, sendo obrigado a esconder, muitas vezes, o seu sofrimento.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil cerca de 11 mil pessoas cometem suicídio por ano, sendo a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos, faixa etária que compreende as idades dos alunos do campus.

Professores e servidores devem estar atentos aos comentários sobre suicídio. De acordo com a psicóloga, ‘quando uma pessoa comenta sobre a ideia de se suicidar, ela não quer morrer, mas deixar de sofrer”.

Professora de Língua Portuguesa do campus, Lucineide Lima de Paulo falou sobre a necessidade do evento para a realidade da Instituição. “Essa discussão é urgente e se faz necessária porque capacita o professor a ser mais um agente na proteção da vida”, comentou a docente.

Outro aspecto discutido pela palestrante foi a automutilação entre os jovens, que se apresenta como um alívio momentâneo do sofrimento, mas que fortalece a tensão e ideação suicida no indivíduo.

Texto: Pedro Henrique da Silva Pereira

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS