Presidente Lula fará lançamento das obras da sede definitiva do IFRJ Campus Belford Roxo

O Campus Belford Roxo do IFRJ receberá, no dia 06/02, às 13h, a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para o lançamento das obras da sede definitiva do campus. O evento é uma realização da Presidência da República e do MEC, em parceria com o IFRJ e com a Prefeitura de Belford Roxo.

A iniciativa faz parte da meta do Governo Federal que o presidente Lula anunciou, no início de dezembro de 2023, de inaugurar mais 100 campi dos institutos federais (IFs) até o final de 2026. De acordo com o Governo Federal, os recursos para expansão e consolidação estão previstos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com uma previsão de R$ 3,9 bilhões para ambos.

Durante o evento, serão anunciados ainda a Inauguração da Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva e o lançamento das obras do Hospital Oncológico de Belford Roxo e do Novo PAC.

Desde o começo de seu funcionamento na sede provisória, o campus Belford Roxo já atendeu quase 2 mil alunos em 22 cursos diferentes ligados ao universo da economia criativa. Com um foco particular nas indústrias da moda, o objetivo do campus é criar um ambiente que catalisa atividades artísticas, design de moda, apresentações temáticas, encontros culturais e todo o processo industrial, adotando abordagens técnicas e sustentáveis, e fazendo uso da tecnologia mais avançada disponível, inspirados na moderna pedagogia e nas práticas acadêmicas associadas à indústria criativa. O objetivo é não apenas oferecer uma educação de qualidade, mas também estimular a criatividade, a inovação e a colaboração em um ambiente propício ao florescimento das habilidades artísticas e técnicas dos alunos.

Entenda o histórico do campus

O Campus Belford Roxo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) teve sua criação anunciada em 01 de agosto de 2011, em Brasília, pela então presidente da República, Dilma Rousseff.

Em 11 de outubro de 2013 na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito da Cidade, Sr. Dennis Dauttmam (PC do B) onde, na ocasião, foi assinada a doação do terreno para a construção do Campus Belford Roxo do IFRJ. O IFRJ estava representado pelo reitor substituto, Marcos Tadeu Couto, e pelo diretor de Implantação de Novos Campus no Rio de Janeiro, Luiz Edmundo Aguiar.

No ano de 2013 a doação oficial do terreno se deu mediante a Lei n.º 1477/2013 e a escrituração da doação do imóvel junto ao Cartório do 1º Ofício de Justiça de Belford Roxo. Em 2016, iniciaram as obras da construção da primeira fase de módulos de salas de aulas, biblioteca, cozinha e banheiros, laboratórios e salas administrativas, a partir da emissão da licença prévia. O lançamento do início da construção dos módulos para a sede provisória do campus Belford Roxo ocorreu no dia 02 de julho de 2016, com a presença do então prefeito Dennis Dauttmam e do antigo reitor do IFRJ, Paulo Assis.

Em 2016, foram instalados os módulos com o início das atividades dos cursos nesse espaço. As primeiras turmas iniciaram com cursos técnicos na área da economia criativa, com cursos de Formação Inicial e Continuada e cursos técnicos de Artesanato e Produção de Moda.

Desde o início de 2016, o campus Belford Roxo tem recebido seus primeiros servidores, incluindo funcionários públicos federais concursados, técnicos administrativos e docentes. Na primeira chamada, foram empossados servidores, totalizando até o final de 2016 um quadro com 25 docentes e 12 técnicos administrativos, além da equipe de diretores e dos servidores terceirizados responsáveis pela vigilância, limpeza e manutenção. Mais de 40 profissionais estão atuando no município, contribuindo significativamente para o desenvolvimento local.

A atual prefeitura, primeiro mandato do Prefeito Waguinho (MDB), assumiu em janeiro de 2017 e não deu continuidade nas licenças de obras decorrentes da finalização completa da implementação do campus ao longo do ano. A Prefeitura embargou as obras em andamento e, em 17 de maio de 2018, protocolou uma ação de revogação da doação do terreno ao IFRJ.

O atual reitor, professor Rafael Barreto Almada, assumiu o cargo em maio de 2018 e buscou iniciar um diálogo construtivo com a nova gestão da prefeitura. Em 2023, IFRJ e prefeitura retomam as tratativas para a continuidade das obras do campus definitivo. O projeto original foi revisado, abrindo processo para contratação de empresa especializada na revisão dos projetos complementares, detalhamento da arquitetura e elaboração de nova planilha orçamentária.

Em janeiro de 2024, a prefeitura formalizou a desistência do processo judicial e concordou com a construção da sede definitiva no terreno estabelecido desde 2013.