Primeiro curso FIC com oferta própria no Campus Pinheiral

A primeira oferta própria de um curso de Formação Inicial e Continuada do Campus Pinheiral, o curso FIC em Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizou sua aula inaugural no dia 11 de fevereiro. O momento contou com a presença da professora convidada, Juliane Cristina Brizola, que ministrou a palestra “A formação e atuação do Intérprete de Libras”. A palestrante contou sua experiência como uma pessoa surda, como intérprete e professora de ouvintes.

O Campus Pinheiral oferece cursos de Libras desde 2017, na modalidade de extensão. Dentre as mudanças de destaque da oferta da capacitação para curso FIC, destaca-se que os alunos matriculados no curso de Libras - FIC entrarão na matriz orçamentária do campus, reforçando a verba da unidade.

Destaca-se, ainda, que a nova modalidade de oferta ampliou a carga horária do curso que passou de 40 horas para 160 horas. Tal ampliação irá conferir ao aluno uma certificação válida para fins de seleção em concursos públicos, por exemplo, assim como, tem maior validade em outros processos de seleção.

O curso Libras – FIC tem como proponente a professora Rosemary Aquino, a coordenação da intérprete de Libras, Eliete Guimarães Vasques, e a participação da professora Sabrina Almeida. Todas elas serão, também, professoras do curso.

Durante a capacitação, os alunos terão as seguintes disciplinas: Aspectos Lexicais e Gramaticais da Libras I e II; Língua, cultura e identidade surdas; Educação Especial e Educação Inclusiva e Orientação para a atuação profissional.

Dentre cerca de 50 inscritos, 30 pessoas foram selecionadas para o curso. O público-alvo da iniciativa foi composto por professores da rede pública, por pessoas surdas e seus familiares, além de ouvintes interessados em aprender Libras.