O primeiro encontro entre os polos do Projeto Academia & Futebol no IFRJ

O IFRJ realizou o 1º  encontro entre os polos do Projeto Academia & Futebol no IFRJ no dia 20 de dezembro. O Academia e Futebol é um projeto realizado no Instituto com recurso da Secretaria Nacional do Futebol e Direitos do Torcedor, visando a formação de atletas e de estudos sobre futebol e futsal. O projeto acontece no IFRJ desde 2020 (submissão e planejamento), no entanto teve suas atividades presenciais iniciadas em 2022 após o período pandêmico.

O objetivo principal das atividades foi apresentar a universidade (UFF) aos estudantes matriculados no Projeto, sobretudo para os alunos das comunidades que estão ao redor dos campi.

A maior parte dos estudantes são da comunidade externa. E os três polos do Projeto no IFRJ estão localizados em áreas de ampla vulnerabilidade socioeconômica. “Especificamente sobre os alunos da comunidade externa, em sua maioria, são jovens que estudam em escolas públicas, do segundo segmento do ensino fundamental, sem experiências pretéritas na família em  universidades. Portanto, um dos objetivos deste tipo de atividade prevista no projeto é a apresentação da Universidade (Academia) aos estudantes”, disse Bruno Patrício, coordenador geral do projeto.

meninos com uniforme posam no campo de futebol

Durante o evento foram realizadas duas atividades: Seminário "Esportistas por Profissão e Esportista por Opção: as várias realidades do futebol brasileiro" - Ministrado pelo professor Marcelo Soares (INES) e o primeiro encontro entre os polos do Projeto Academia & Futebol, no qual os estudantes realizaram jogos de futebol  e futsal nas instalações esportivas do Instituto de Educação Física, da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, em uma dinâmica integradora e lúdica.

A senhora Adriana da Cunha, avó de um dos estudantes (comunidade externa) do Campus Duque de Caxias, parabenizou a organização e disse que seu neto Breno estava visivelmente feliz. “Projetos assim são muito importantes para que os jovens pratiquem atividades esportivas e valorizem o convívio, a educação”.

No total, foram 126 participantes, sendo 42 por polo. Julio Page, à frente da Diretoria de Extensão Comunitária e Tecnológica – DIPROEXT, disse que o Projeto Academia e Futebol é fruto de uma articulação para vinda de recursos extra orçamentários que permite a criação desses 3 pólos no IFRJ. O projeto, de acordo com Page, também permitiu a aquisição de uma quantidade significativa de material esportivo que, para além de servir ao projeto, ficará de legado para os campi.

O diretor explica, ainda, que, para além da formação dos atletas, o projeto também tem por objetivo os estudos sobre futebol e a relação desses meninos e meninas com a academia. O evento na UFF, segundo ele, cumpriu seu papel com maestria. “Talvez essa semente plantada no coração desses estudantes, tendo seu primeiro contato com uma universidade, fora o contato semanal que vêm tendo com o IFRJ, dê resultados futuros que sequer termos conhecimento, mas teremos cumprido nosso papel social como instituição de ensino. Esse tipo de ação extensionista aquece os nossos corações e nos impulsiona por mais. Agradeço à direção da Escola de Educação Física da UFF pela parceria e parabenizo nossos professores que coordenam o Projeto no âmbito da Pro Reitoria de Extensão (Bruno Patrício, coordenador de ações esportivas da PROEX) e no âmbito de cada polo (professor Farret, São Gonçalo, professor Tauan, Niterói, e professores Ana Beatriz e Leandro, Duque de Caxias).

professores de pe e alunos sentados em uma quadra fechada.

O diretor da Escola de Educação Física da UFF, Luiz Tadeu, disse que atender demandas que envolvam prática esportiva, educação e socialização de jovens é sempre um dever e, por que não, um prazer, para todo e qualquer gestor que atue no campo da Educação Física.  “Portanto, foi muito prazeroso é importante observar as atividades que desenvolvida pelo IFRJ nesse intercâmbio com a UFF. Esperamos poder atender sempre trabalhar em parceria”, disse.

Nas palavras de Tauan Maia, coordenador do Polo Campus Niteroi, o evento foi a culminância de um trabalho junto à comunidade interna e externa, e de integração entre os polos, sendo marcado pela felicidade, alegria, e ampliação do capital cultural dos estudantes que participaram do evento. “Ficam os sorrisos dos alunos, a “neve do cabelo” para um dia especial,  e a sensação de que eles conheceram um espaço que pode e deve ser ocupado por eles”, disse o professor.

Leandro Gouveia, coordenador do Polo Campus Duque de Caxias, considerou como relevante o intercâmbio, no que se refere à formação integral daqueles meninos e meninas da comunidade interna e da externa do IFRJ.

Para Edson Farret, coordenador do Polo Campus São Gonçalo, a atividade   evidenciou uma das principais propostas do projeto, que é possibilitar trocas de experiências entre as comunidades externa e interna do IFRJ, tendo o futebol como meio. “O protagonismo juvenil aliado com o sentimento de júbilo e pertencimento do espaço público, foram destaques nesse dia. Que venham outros eventos como esse”, disse.

alunos e professores conversando em uma quadra fechada