PROAD se reúne com diretores de Administração

pró-retor Igor Valpassos em reunião com os diretores de administração dos campi, na sala de reuniões da reitoria na praça da bandeira

Reunião teve como objetivo o alinhamento de ações importantes para o bom andamento da administração do IFRJ

Diretores de Administração dos campi do Instituto se reuniram com o intuito de nivelar as condutas, para manter a estabilidade e a continuidade dos serviços prestados no IFRJ. A reunião, que foi conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor Valpassos, aconteceu no dia 21 de setembro na sala de reuniões da Reitoria, localizada na Praça da Bandeira.

No encontro, foram abordados temas como a finalização dos processos de compras e execução orçamentária de 2018, onde todos os presentes apresentaram um panorama breve de seus campi. Outro aspecto analisado foi o volume de “restos a pagar”, onde cada diretor expôs o andamento das ações para a redução desses valores, que ocasionam impactos negativos na contabilidade do IFRJ.

Além disso, demandas de infraestrutura e despesas de capital para 2018 foram colocadas em pauta. O pró-reitor Igor Valpassos explicou a necessidade de mapeamento dessas demandas e enfatizou que o IFRJ faz parte de um movimento da Rede Federal, para adequação da infraestrutura de todos os institutos. “Estamos, juntamente com o reitor, trabalhando para a captação de recursos extras para viabilização dessas demandas”, disse.

Na ocasião foi apresentada, também, a planilha que está em construção pelo Fórum dos Pró-Reitores de Administração da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (FORPLAN) para mapeamento e organização da infraestrutura da Rede Federal, com base nos parâmetros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Foram discutidas, ainda, estratégias para melhorias no modelo de compras sistêmicas, levando-se em consideração as dificuldades encontradas e a diversidade existente no IFRJ. “Dessa forma, acreditamos que com essas estratégias em rede nós fortaleceremos o IFRJ, reduziremos custos e compreenderemos as dificuldades do outro”, comentou Igor.

A capacitação e o orçamento para 2019 também foram discutidos, bem como a proposta para a criação do Conselho de Administração. De acordo com o pró-reitor, na estrutura do IFRJ, existem: o Conselho Acadêmico de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CAPOG), o Conselho Acadêmico do Ensino Técnico (CAET) e o Conselho Acadêmico de Extensão (CAEX). Entretanto, não há modelos de conselho para se pensar juntamente com os campi a administração do IFRJ.

"Para nós é um grande privilégio estar conduzindo este processo para o aperfeiçoamento das ações administrativas do IFRJ e alcançar sucesso já nos primeiros meses de gestão, como a inclusão de três campi na matriz orçamentária 2019", falou. "Realizar uma reunião como essa nos mostra a força que temos como Instituto e que juntos, certamente, faremos muito pela Educação Profissional e Tecnológica no nosso estado", concluiu o pró-reitor.