Processo seletivo de Licenciandos para o Programa de Residência Pedagógica/IFRJ

A Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROEN) torna público o edital com as normas referentes ao processo seletivo de Licenciandos para o Programa de Residência Pedagógica/IFRJ nos campi

Duque de Caxias, Nilópolis, Paracambi e Volta Redonda, nos termos do Edital CAPES N°06/2018, da Portaria CAPES Nº45 de 12 de março de 2018 e deste Edital.

Este processo seletivo refere-se à SELEÇÃO INTERNA DE BOLSISTAS e NÃO BOLSISTAS e cadastro reserva, destinado exclusivamente a estudantes regularmente matriculados nos cursos de Licenciatura em Química (campus Duque de Caxias), Matemática e Química (campus Nilópolis), Matemática (campus Paracambi), Matemática e Física (campus Volta Redonda).

Serão ofertadas 144 (cento e quarenta e quatro) vagas com bolsa e 36 (trinta e seis) vagas sem bolsa, distribuídas conforme tabela informativa (anexo III do Edital).

Os estudantes selecionados como BOLSISTAS receberão uma bolsa mensal, no valor de R$400 (quatrocentos reais), a partir da assinatura do Termo de Compromisso, com duração de até 18 (dezoito) meses, tempo

previsto para a duração do programa.

O processo seletivo será coordenado por um Comitê de Avaliação constituído pelo Coordenador Institucional do Programa, pelos Docentes Orientadores do curso/campus e por um representante da Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

O período da inscrição será de 05/06 a 15/06/2018.

A inscrição deverá ser realizada pelo candidato, de 3ª (terça-feira) a 6ª ( sexta-feira), nos seguintes horários.

Nilópolis - Secretaria de Ensino de Graduação, nos horários de 14h às 20h;

Duque de Caxias - Secretaria de Graduação, nos horários de 9h às 13h;

Volta Redonda -  Secretaria Acadêmica, nos horários de 11h às 17h;

Paracambi - Secretaria de Ensino de Graduação, nos horários de 15h às 19h.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura , proporcionando aos licenciandos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Confira aqui o EDITAL

.