Produção de álcool ultrapassa a marca de 2 mil litros

Solidariedade é uma palavra que ganha cada vez mais força nesses tempos de pandemia. O Campus Rio de Janeiro não mede esforços para fazer a sua parte e, no período de 30 dias, atingiu a marca de mais de 2 mil litros de álcool líquido produzidos, além de 150 kg de gel.

A produção acontece no laboratório de Química Analítica Quantitativa do próprio campus. No caso do gel, há um processo de bateladas em baldes de inox ou polipropileno misturando-se com agitador mecânico: etanol; espessante; glicerina e água deionizada nas quantidades corretas. Feito isso, a mistura viscosa é transferida para frascos menores que são rotulados e armazenados para doação. Um dos responsáveis pelo projeto e também professor de Química, Eduardo Cerqueira, conta que a maior dificuldade para produzir o gel encontra-se no espessante, pois a principal substância usada para álcool em gel está em falta no mercado ou com preços muito elevados. “Para esta produção foi utilizado um espessante alternativo derivado de celulose, que funcionou muito bem e gerou um gel de ótima qualidade”.

A elaboração e controle de qualidade são tarefas dos professores e técnicos em química do Instituto ou áreas afins, de forma voluntária. Alunos do campus e outros professores ajudam remotamente na parte de Marketing, orçamentos, contatos e desenvolvimento de logotipos. Também tiveram auxílio de empresas parceiras que fizeram doações importantes para a campanha, como: Ambev – Cervejaria Piraí; União da Industria de Cana-de-açúcar; Instituto Nacional de Tecnologia; BASF; Cooper Ecológica e Cr!Arte.

No período de um mês, foram produzidos um total de 2.200 litros de álcool líquido distribuídos nas formas: 70º INPM para desinfecção de superfícies, glicerinado 80% para assepsia das mãos e 150 quilos de gel.

Com isso, é possível atender uma população que ainda precisa sair de casa, mesmo com as recomendações de quarentena, seja por motivos de trabalho, saúde ou pessoais. Eduardo afirma que o álcool em gel é a forma mais prática e segura de fazer descontaminação das mãos, devido à praticidade de armazenamento e aplicação. “Para quem está em casa, recomendamos o uso de água e sabão para este fim. Porém, alguns locais no Rio de Janeiro também passam por interrupções no fornecimento de água, situação em que o álcool 70% também é importante. Normalmente doamos para hospitais, policiais e instituições que apoiam comunidades carentes, catadores, sem-teto, entre outros”.

Ações como essa, desenvolvidas no IFRJ, são muito importantes, pois o álcool 70% é capaz de eliminar o novo coronavírus da pele e de superfícies, atuando na prevenção da COVID-19 e atendendo àqueles que não tem acesso ao etanol 70% ou hospitais que não conseguem suprir às altas demandas.

Página da produção do campus:

Colaboração: Fernanda Monteiro