Logo IFRJ

Proen divulga edital do processo de Certificação Docente da Educação Profissional

A Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proen) divulgou o edital Nº 01/2020, referente ao Processo de Reconhecimento de Saberes e Certificação Docente da Educação Profissional no âmbito do IFRJ. As inscrições serão feitas via formulário eletrônico, de 09 a 29 de fevereiro de 2020.

O Processo de Reconhecimento e Certificação de Saberes Profissionais visa reconhecer e certificar formalmente os saberes, conhecimentos e competências profissionais desenvolvidos em processos formais e não-formais de aprendizagem e na trajetória de vida e de trabalho. A Certificação Docente da Educação Profissional é baseada nas diretrizes curriculares para formação de professores da educação profissional e à vinculada a atuação profissional de professores com mais de 10 (dez) anos de efetivo exercício na educação profissional e que não possuem licenciatura.

O programa, que existe por meio da Rede Nacional de Certificação Profissional (Rede Certific), originou-se de ação conjunta dos ministérios da Educação (MEC) e do Trabalho, reordenada em 2014.  

Vale destacar que, antes de se matricular, é preciso conhecer todo o processo: um dos diferenciais do programa Certific é a etapa do acolhimento, na qual são apresentados a instituição e os servidores que atuarão na certificação e será realizada uma entrevista com os inscritos. Os respectivos cronogramas e datas de realização serão definidos por cada campus.

Para mais informações, acesse: https://portal.ifrj.edu.br/certific.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS