Logo IFRJ

Professor do IFRJ fará parte de publicação internacional sobre diversidade biocultural

Trabalho de pesquisa desenvolvido no Instituto colaborou para criação de conteúdo para o livro

O professor Guilherme Cruz de Mendonça, do CST em Gestão Ambiental do campus Rio de Janeiro, foi convidado para escrever um capítulo sobre a diversidade biocultural no Rio de Janeiro no livro “Urban realities and urban nature: Facilitating processes of well-being and belonging within urban biocultural environments” (título provisório), organizado pela professora Michelle Cocks, da Rhodes University na África do Sul.

O capítulo terá como base o trabalho desenvolvido por Guilherme desde antes de sua tese de doutorado, em 2014, mas que atualmente é pesquisado por ele no IFRJ através do Grupo de Pesquisa DiverCidade Biocultural, em parceria com a professora Joyce Alves Rocha, do campus Paracambi.


Guilherme Cruz de Mendonça (à direita), professor do campus Rio de Janeiro, participará
de livro escrito por pesquisadores de diversos lugares do mundo

Segundo Guilherme, o convite para participar do livro veio no início de 2018. “Iniciei uma colaboração acadêmica informal com a professora Michelle Cocks para organizar uma mesa sobre o conceito de diversidade biocultural em cidades no ‘International Society of Ethnobiology (ISE) Congress’, que ocorreu em agosto de 2018 em Belém. Na ocasião, a professora Michelle me convidou para escrever um capítulo em um livro editado por ela e por um colega seu, que reúne os especialistas a nível global que trabalham com natureza e cultura em cidades”, contou.

No mês passado, os escritores deram um grande passo em direção à concretização da obra: a convite e com todas as despesas pagas pela organização, eles participaram de um workshop de escrita, no início de abril, no interior da África do Sul. “Ficamos em uma pousada que parece uma ecovila. A ideia foi colocar os especialistas dos cinco continentes juntos, interagindo, lendo os textos, discutindo e debatendo as relações entre natureza e cultura em cidades e contextos urbanos. A discussão sobre meu capítulo foi super bem recebida pela comunidade científica”, afirmou Guilherme.


Grupo de escritores fez workshop em pousada na África do Sul

Juntamente a Guilherme, fazem parte do projeto de publicação os pesquisadores Lorien Nesbitt (Canadá); Heather McMilen (USA); Juliana Merçon (México); Juan Pastor (Japão); Joseph Adedeji (Nigéria); Michelle Cocks, Charlie Sheckleton e seus alunos, Duncan Heynes e Lyndsey (África do Sul); Birgit Elands (Holanda); Katie Vierikko (Finlândia); e Viveca Mallegard (Suécia).

Pesquisa no IFRJ – O Grupo de Pesquisa DiverCidade Biocultural foi implantado pelos professores Guilherme Cruz de Mendonça e Joyce Alves Rocha em meados de 2018. O seu principal objetivo é investigar as diversas relações entre natureza e cultura na urbe. “Considerando que o mundo está cada vez mais urbanizado, as cidades, que trazem uma série de problemas ambientais, também podem oferecer soluções e caminhos para repensarmos as relações sociedade-natureza”, explicou o professor. 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS