Logo IFRJ

Professora do campus Belford Roxo participa do Munsell Centennial Color Symposium em Boston.

A professora Milena Quattrer participou do Munsell Centennial Color Symposium representando o IFRJ. O objetivo da docente foi o de apresentar a metodologia desenvolvida nas aulas de teoria da cor, do curso Técnico em Produção de Moda, e que foram usadas também em alguns projetos de extensão do campus Belford Roxo.

 

O evento interdisciplinar organizado pelas Inter-Societiy Color Council (ISCC) e International Color Association (AIC), que ocorreu do dia 10 ao dia 15 de junho em Boston/MA (EUA), teve como intuito homenagear as contribuições pioneiras do professor americano Albert H. Munsell no inicio do século XX para o universo da cor.​

 

Na ocasião, pesquisadores, cientistas, artistas e profissionais de todo o mundo, envolvidos com cor, participaram de conversas, workshops e visitas técnicas, durante cinco dias no Massachusetts College of Art and Design. Foram retomados e discutidos os últimos 100 anos de estudo e comunicação em cor, em especial, a influência do Munsell Color System ao longo desse período no ensino.

 

As pesquisas desenvolvidas pela educadora em sua tese de Doutorado (IA/UNICAMP) e nos projetos de Extensão e de Pesquisa realizados no campus Belford Roxo apontam a falta de professores de Arte atuantes nas redes públicas e particulares de educação básica brasileira. “Faltam conhecimentos básicos de teoria da cor, bem como materiais e estrutura física adequada que os possibilitem desenvolver procedimentos de ensino-aprendizagem da cor”, disse.

 

A solenidade possibilitou o intercâmbio de idéias entre pesquisadores e especialistas no tema. Milena apresentou e discutiu os exercícios práticos de investigação e análise cromática, baseados no sistema Munsell, que tem se mostrado um recurso pedagógico importante para o ensino de conceitos básicos de teoria da cor. Segundo a docente sem o entendimento desses conceitos, não há como avançar em conteúdos importantes para os estudantes do ensino  médio, graduação e pós-graduação em Artes e Design.

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS