Professora do Campus Nilópolis levará projeto ao Reino Unido

Entre as 70 candidatas selecionadas para participar do programa de formação “Mulheres na Ciência e Inovação” está Luísa Luz Marçal, ex-aluna e atual docente do Campus Nilópolis. Luísa, que também é responsável por supervisionar o Laboratório de Pesquisa I, foi escolhida para a primeira turma do evento, que ocorreu entre os dias 26 e 30 de agosto, no Museu do Amanhã. No ano que vem , em janeiro, ela participará de um estágio de 10 dias no Reino Unido.

O Museu do Amanhã e o British Council são os responsáveis pelo curso, que possui duração de uma semana, em tempo integral. O curso busca fortalecer a liderança feminina na inovação de base científica e tecnológica, e é voltado para pesquisadoras em áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), que desejam inovar e empreender.

A professora contou que seu projeto sobre “bioplástico de biomassa descartada por indústrias brasileiras”, é diferente do que ela está acostumada a trabalhar, já que sua formação é fundamentada em síntese orgânica e não biopolímeros. Porém, decidiu se inscrever e acabou sendo chamada. “Eu não criei expectativas, mas fiquei muito feliz com a notícia”, afirmou Luísa.

No último dia de curso, Luísa teve que apresentar seu projeto com base nos conhecimentos adquiridos durante a semana de formação, para uma banca de "possíveis investidores”, em apenas dois minutos. A pesquisadora afirmou que durante toda a apresentação induziu a banca a perguntar o que ela queria falar, dessa forma, ganharia mais um minuto na exposição de sua ideia. “Eu falei o que queria que eles soubessem. Chamei a atenção para problemas atuais, porque o meu produto era importante para resolver esses problemas, e porque valia a pena investir em algo que ainda é uma ideia, e não em um projeto fechado”, contou.

Em relação a expectativa para o curso no Reino Unido, Luísa afirmou ser das melhores. “Eu acho que esse programa já acrescentou muito. Poder continuar, é ter a possibilidade de ampliar meus horizontes, criar mais ideias e, quem sabe, fazer parceiros para o projeto”. A professora finalizou dizendo que espera voltar com uma mente mais aberta, buscando construir as coisas que quer de forma mais consolidada, aprendendo mais. “Quero muito participar, estou muito feliz com a oportunidade”, concluiu.

Luísa discursando sua vitória

Ela afirmou, também, que o educador tem que pensar no aluno como uma pessoa e indivíduo para o mundo, não para a sala de aula, ou para passar em uma prova. “Quando eu estudei no CEFETEQ os professores me prenderam, e temos esse potencial de prender os alunos, de fazer eles enxergarem quem são e que podem ser mais”. Luísa frisou ter se orgulhado de sua escolha, mesmo não sendo o que planejava no início da faculdade.

A diretora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Fabiana Almeida, relatou a extrema relevância para a Instituição, para o campus e, especialmente, para as mulheres, pela representação do potencial feminino no âmbito das ciências e dos desenvolvimentos de pesquisas cientificas. “Ela é um orgulho para nós, por nos representar tão bem e de forma tão magnifica nesse evento que reuniu diversas pesquisas. Como sempre, ela foi um destaque”, afirmou.

Fabiana comentou, também, a felicidade em ter Luísa como docente do Campus Nilópolis. “Hoje é uma profissional que contribui para a formação de nossos discentes, mas já foi nossa aluna e teve toda sua formação conosco”. A diretora destacou, ainda, a dedicação e amor de Luísa pela pesquisa, sala de aula e alunos. “Esse é o ambiente dela, o que faz ela feliz, e nós só podemos parabenizá-a por nos representar tão bem”, completou.

Colaboração: Camilla Fonseca