Professores do IFRJ são contemplados em edital da FAPERJ

jovem cientista com luvas segurando um vidro com uma substância química dentro

Fonte: Freepik

Os docentes Marcus Vinicius Pereira, do campus Rio de Janeiro, e Renato de Freitas, do campus Paracambi, foram contemplados no Edital FAPERJ Nº 04/ 2018 - Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE). A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) fomenta a ciência, a tecnologia e a inovação no estado.

Marcus Vinicius Pereira foi contemplado por seu projeto de pesquisa intitulado "Ensino de Ciências e canais de videoaulas: reconfigurando o papel da escola e do professor". Já Renato de Freitas, por seu projeto de pesquisa intitulado "Construção de um sistema portátil de macro mapeamento elementar por Fluorescência de Raios X para ser aplicado em obras de arte".

O professor de Física do campus Paracambi e membro permanente do Mestrado Nacional de Ensino de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), Renato de Freitas, explicou que seu projeto tem por objetivo construir um sistema de mapeamento elementar portátil, para analisar obras de arte em museus. “A técnica é estado da arte de análise de obras de arte, pois permite analisar camadas de pinturas subjacentes revelando uma perspectiva única de criação da obra. É um projeto pioneiro no Brasil e estamos caminhando para a construção de uma tecnologia nacional, que vai ter grande impacto no setor de conservação e restauração de obras de arte”, disse.

De acordo com o docente Marcus Vinicius, conseguir a renovação do JCNE ratifica o IFRJ como uma instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão. “Demonstra, também, a necessidade de que mais servidores submetam projetos à editais externos a fim de que tenhamos cada vez mais visibilidade e consolidemos nossa institucionalidade”, destacou.

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Rodney Albuquerque, parabenizou os professores pela dedicação e qualidade de suas produções científicas. “É uma honra para o Instituto ter professores dos campi Rio de Janeiro e Paracambi figurando entre as novas lideranças científicas do estado”, concluiu o pró-reitor.

Para acessar a lista completa com todos os projetos contemplados, clique aqui.