Professores do IFRJ, UFRJ e UFF lançam livro sobre a experiência na disciplina de Análise Instrumental

O livro "Análise Instrumental: uma abordagem prática", recém lançado pela editora LTC, é fruto de um trabalho iniciado em 2014 com professores da disciplina Análise Instrumental dos campi Rio de Janeiro e Duque de Caxias do IFRJ além de uma professora do IQ-UFRJ e um professor do IQ-UFF.

A publicação é fruto de mais de 40 anos da disciplina “Análise Instrumental”, ministrada inicialmente nos cursos técnicos de nível médio e, mais tarde, também nos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), antiga Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro (ETFQ-RJ). Os fundamentos das principais técnicas analíticas instrumentais são apresentados de forma resumida, clara e objetiva. Estão à disposição do leitor dicas, quadros, questões de concursos, referências bibliográficas, exercícios resolvidos e propostos.

O livro destina-se a estudantes e profissionais que pretendem atuar com instrumentação analítica e aplicação das técnicas apresentadas, mas não tem como objetivo realizar uma exposição aprofundada de um assunto tão vasto como é a Análise Instrumental. De acordo com os autores, seria demasiadamente longo e infrutífero dissertar em detalhes sobre cada uma das inúmeras técnicas atualmente disponíveis.