Professores moçambicanos visitam Reitoria e campus Rio de Janeiro

Professores, reitor e coordenador-geral de Relações Internacionais posam de pé para a foto

Docentes se reuniram com o reitor Rafael Almada e depois visitaram laboratórios no campus

Quatro professores de Institutos de Educação Agrária de Moçambique foram recebidos, nesta terça-feira (11/12), pelo reitor Rafael Almada e pelo coordenador-geral de Relações Internacionais, Felipe Zava, na sala de reuniões da Reitoria da Praça da Bandeira. Lázaro Dzindua, Eurico Nhassengo, João de Alfazema e Edmundo Sequete estão desde o dia 30/10 em imersão no IFRJ, através do Programa de Formação de Formadores Moçambicanos. Eles foram, primeiramente, ao campus Pinheiral, onde puderam participar de atividades de extensão com produtores orgânicos, de aulas práticas e teóricas, organização de workshops para alunos e acompanhamento de projetos de pesquisa.

“Essa é uma ação importante que o IFRJ faz no âmbito das parcerias internacionais e até com outras instituições, porque o próprio Conif [Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica] participa desta demanda. Então, isso só nos fortalece e demonstra que estamos no caminho certo de mostrarmos o que produzimos, uma vez que muitos países precisam conhecer o modelo de instituto, para que possamos avançar na educação profissional pelo mundo”, afirmou o reitor Rafael Almada.

De acordo com o professor João de Alfazema, a experiência tem valido a pena. “Estamos aprendendo e acrescentando muito ao que já sabemos. Moçambique é um país que necessita de agricultura para se desenvolver, mas, para esse desenvolvimento acontecer plenamente, precisa de tecnologias. E o Brasil traz uma experiência melhor, pois tem tudo para fazer toda a cadeia de valor, desde a produção até o processamento. E nós precisamos disso, para fazer com que nossos estudantes sejam embaixadores, em suas próprias zonas de origem, para implementar a agricultura desta natureza”, explicou.

Após a reunião na Reitoria, eles fizeram também uma visita ao campus Rio de Janeiro, na parte da tarde, para conhecerem as instalações e laboratórios.

O Programa – Resultado de acordo firmado entre o governo de Moçambique e o Conif, o programa é voltado à Reforma da Educação Profissional em Moçambique. Com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o objetivo é capacitar formadores das instituições agrárias daquele país, a partir de conhecimentos e habilidades em agricultura e mecanização para responder às exigências dos currículos e fazer uso dos equipamentos existentes em suas instituições de origem.