Programa Escola Preventiva realiza último dia de curso para servidores do campus Volta Redonda

O campus Volta Redonda recebeu a Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas de Volta Redonda (CMPD-VR), no dia 26/06, para dar continuidade à capacitação do “Programa Escola Preventiva” para os servidores. O curso faz parte da semana municipal de prevenção às drogas, uma parceria do campus com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, e foi realizado em três partes: as duas primeiras foram em março e maio. Durante o último encontro, foram abordadas as metodologias específicas do programa e disponibilizado um material de apoio.

O programa, criado em 2017, tem como intuito auxiliar a educação no desenvolvimento de intervenções preventivas na escola diante do uso de substâncias psicoativas. Os conhecimentos e experiências disponibilizados durante o curso objetivaram proporcionar aos servidores uma nova visão sobre o combate e a prevenção das drogas, tendo como foco a implantação desses métodos em instituições de ensino, que se tornam incentivadoras de práticas sociais saudáveis, valorizando a vida e a dignidade humana.

A capacitação contou com a presença de professores e da coordenação Técnico- Pedagógica (CoTP), que receberam, também, contatos para que seja feito o acompanhamento profissional após a implantação dos métodos de prevenção às drogas.

Segundo Ana Lúcia Uchôa, técnica em Assuntos Educacionais do campus, os conhecimentos adquiridos no curso serão repassados para os professores em breve. “Um dos papéis do IFRJ, como instituição de ensino, é valorizar as práticas que asseguram o bom desenvolvimento físico e mental de alunos e professores, resguardando as diferenças e proporcionando um ambiente de aprendizagem seguro para todos”, comentou.

Colaboração: Daniela Romanelli