Programa inédito do IFRJ prioriza melhoria da infraestrutura

O IFRJ dá início ao Programa de Aceleração de Investimento (PAI), que foi elaborado com o objetivo de traçar as diretrizes, objetivos e metas para o desenvolvimento do Instituto no que diz respeito à: infraestrutura, novos projetos, manutenção das instalações, reformas e obras.

O PAI, que tem à frente a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, busca direcionar os novos investimentos alinhados com os objetivos estratégicos institucionais, bem como fortalecer e aprimorar as áreas de colaboração técnica, convênios e fomentos, projetos especiais e novos profissionais.

Longe de ser uma ação unidirecional, o programa reforça um compromisso assumido pela gestão de estabelecer e reforçar parcerias. Nesse caso, o Programa tem como premissa uma ação conjunta que vai envolver a Reitoria, através da construção do projeto, mobilizações das atividades, mapeamento de demandas, diálogos e coordenação das ações; os campi, que vão participar da elaboração dos documentos e da coordenação das ações, e, ainda, a participação externa do PAI, que vai contribuir com a execução das atividades, melhoria das infraestruturas e manutenção.

Rafael Almada, reitor do IFRJ, diz que “A ideia desse programa é que a gente possa concentrar esforços para termos projetos, propostas, e identificar o mapeamento. E, então, isso tudo entrar em um cronograma de planejamento. Esse programa vem com o intuito de fortalecer todas as demandas, identificar, mapear e atacá-las de forma a gerar melhorias na infraestrutura das nossas unidades”.

O diretor de Articulação Institucional, Júlio Page, explica o papel de sua diretoria nesse processo de apresentação do PAI. “A Diretoria de Articulação Institucional tem um papel nessa fase de lançamento, que é conduzir os diálogos nos campi, para um mapeamento e priorização das demandas de infraestrutura das unidades. Sabemos que existe uma deterioração e nós queremos que nossos estudantes tenham sempre um ambiente saudável, agradável, a fim de que possam desenvolver todo o seu potencial”, disse Júlio.

A seguir, o pró-reitor de Planejamento e Administração do IFRJ, Igor Valpassos, detalha o PAI.

CgCom: O que é o PAI?

Igor Valpassos: Trata-se do primeiro programa institucional criado e focado nas ações de investimento e infraestrutura física do IFRJ. É um programa que busca inserir o ensino, a pesquisa e a extensão, na busca de soluções inovadoras para os problemas mais diversos de infraestrutura na Reitoria e campi do IFRJ. Dessa forma, podemos trazer para o ambiente administrativo, prático, soluções e tecnologias inovadoras desenvolvidas ou em desenvolvimento por pesquisadores e estudantes das instituições Federais de Ensino, terceiro setor e empresas.

CgCom: Como vai funcionar?

Igor: Funcionará em diversas etapas. Nesse momento, estamos imersos numa construção coletiva, diálogo e escuta com toda comunidade. Após isso, haverá sistematização, rankeamento (ou priorização) por meio de ferramentas de gestão com os campi. Uma vez mapeadas as demandas e as prioridades, iniciamos a execução com uso das mais variadas estratégias que o programa nos apresenta.

CgCom: Quais serão as prioridades do PAI, tendo em vista as necessidades diversas nos campi?

Igor: Sabemos que todo o IFRJ tem muitas demandas, e nosso principal objetivo é que as prioridades sejam definidas em conjunto com a comunidade.

CgCom: O programa terá duração de quanto tempo?

Igor: O Programa foi pensado para ser contínuo, mas haverá projetos com programas de trabalhos pontuais e duração definida.

CgCom: Quais serão as primeiras etapas?

Igor: As primeiras etapas são: lançamento, diálogo e levantamento de demandas e sistematização e priorização das demandas.

CgCom: E suas expectativas com o PAI?

Igor: A expectativa é que o programa permita a abertura de um leque de estratégia possíveis para solucionar essas demandas, tanto dos campi quanto as da Reitoria. Então, teremos esse primeiro grande impacto de diálogo e sistematização, para então agirmos no intuito de providenciar os resultados que todos esperam. E gostaria de lembrar que o PAI não é algo que exclua outros projetos pontuais, também vamos continuar captando emendas parlamentares individuais e as de bancada. Então, faço questão de lembrar que os projetos que estão em andamento continuarão sendo feitos.