Programa “Professores para o futuro” em foco no campus Eng. Paulo de Frontin

O campus Eng. Paulo de Frontin realizou, no dia 17 de maio, o evento “Professores para o futuro: a experiência da Finlândia e a formação de multiplicadores no IFRJ”. O programa é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).

O evento reuniu, em média, 60 ouvintes, entre eles: professores, educadores, pedagogos e demais profissionais de escolas, institutos e universidades das redes públicas municipais, estaduais e federais de ensino, além de escolas e universidades privadas.

O evento contou com uma mesa de abertura, uma mesa-redonda e três oficinas temáticas. A mesa redonda, intitulada “A educação Finlandesa, a experiência do Programa Professores para o Futuro e os desdobramentos dentro e fora da sala de aula”, dispôs da participação dos professores: Leonardo Emanuel de Oliveira, do campus Rio de Janeiro; Julio Page de Castro, do campus Duque de Caxias; e Helton Rodrigo de Souza, do campus Volta Redonda. Além deles, o evento contou com a participação, via Skype, da diretora Seija Mahlamäki-Kultanen, da Professional Teachers Education Unit da Häme University of Applied Sciences (Hamk). A conversa foi mediada pelo professor Rafael Almada, do campus Rio de Janeiro, e o evento interpretado em Libras por Ramon Damasceno.

Os professores falaram sobre as experiências obtidas durante o programa realizado na Finlândia, sobre a estrutura da educação finlandesa e as principais metodologias de educação do país.

Em seguida, três oficinas de capacitação foram oferecidas: “Jogos didáticos – novas ideias de como criar empoderamento para a aprendizagem”, “Peer Group Mentoring (Grupo de orientação por pares) como ferramenta de desenvolvimento profissional e institucional”, e “Utilização de Aprendizado baseado em projeto (PBL) como ferramenta didática”.

A chamada pública para o programa Professores para o Futuro foi lançada em 2014, 2015 e 2016 com o objetivo de capacitar professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, nas Universidades de Ciências Aplicadas finlandesas Häme University of Applied Sciences (HAMK) e Tampere University of Applied Sciences (TAMK).