Projeto do Campus Resende é finalista da Região Sudeste no “Prêmio PI nas Escolas”

O projeto PIBITI Jr. “GPI-SIM Simulador Educacional”, coordenado pelo professor Humberto Reis dos Santos-Souza, do campus Resende do IFRJ, foi finalista da Região Sudeste no “Prêmio PI nas Escolas” promovido pelo INPI, ficando em terceiro lugar na categoria “Negócios - educação para o empreendedorismo”.

O professor Humberto explica que a iniciativa consiste na criação de um programa de aprendizagem ativa que utiliza gestão de projetos e um jogo de empresas que emula um ambiente de incubação de negócios. “O estudante pode testar teorias e tomar decisões sob risco e incerteza em um ambiente controlado, ou seja, sem prejuízos para uma organização real”, contou.

Ainda segundo o coordenador do projeto, o prêmio representa um marco importante: “Ele reconhece o esforço na produção de ciência e tecnologia na área científica de Administração no IFRJ”, afirmou Humberto. O site do projeto ainda está em desenvolvimento e os próximos passos, de acordo com o professor, consistem na conclusão da fase de teste do projeto, registro de software no INPI e a comercialização para universidades privadas e públicas.

Além de Humberto, participam do projeto o professor do campus Resende Maxwel Azevedo Ferreira; e os estudantes do curso técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio Renam da Silva Alves e Pedro Jardim Velasco.