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Projeto do Campus Rio de Janeiro recebe três premiações

O projeto BufferLator - Produção de ambiente virtual de aprendizagem e cálculo de sistemas tamponantes - do campus Rio de Janeiro do IFRJ, orientado pela professora Rafaela Sant'Anna e co orientado pelo professor Francisco Bustamante, ganhou o terceiro lugar da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI) 2021, na Modalidade 2, categoria Interdisciplinar.  Também foi ganhador do primeiro lugar geral da II Semana de Arte, Cultura, Extensão, Pesquisa e Inovação (SACEPI) do campus Rio de Janeiro do IFRJ e primeiro lugar da modalidade 1, categoria B no mesmo evento.

A orientadora do projeto, professora Rafaela Sant'Anna, afirmou que esses prêmios representam uma grande vitória para o IFRJ. “Por meio da criação de uma plataforma gratuita, recheada de conteúdos de qualidade e que são apresentados de forma didática, a instituição cumpre seu papel social por meio da união entre ensino e extensão, através de um projeto de inovação. Ganhar o terceiro lugar na FECTI 2021 foi maravilhoso, pois é um reconhecimento a nível estadual para todos os integrantes que são estudantes e ex-estudantes do IFRJ, campus Rio de Janeiro”, destacou. 

São integrantes do projeto: Anderson L. Fortunato (ex-aluno do IFRJ), João V. P. Romano (ex-aluno do IFRJ), Juliana C. Godinho (aluna do IFRJ), Matheus A. Lessa (aluno do IFRJ), Isabella S. A. Gonçalves (aluna do IFRJ) e Pedro H. M. Nunes (ex-aluno do IFRJ).

Sobre o BufferLator - Estudantes de diferentes níveis de ensino, normalmente possuem dificuldade de aprendizado quanto aos conceitos e contas que permeiam as disciplinas de química, biologia e matemática. Um exemplo de tema interdisciplinar que abrange as áreas mencionadas é o conceito de solução tampão. Em parte dos casos, ocorre um desânimo oriundo da falta de compreensão do tema e os estudantes acabam apenas memorizando fórmulas e definições, sem absorver os conteúdos necessários para uma aprendizagem robusta, que consequentemente é mais eficiente. 

A fim de minimizar alguma deficiência conceitual remanescente por parte dos discentes, o projeto propõe a criação de uma plataforma online e interativa, onde os usuários possam ter acesso à explicação dos conteúdos teóricos que permeiam diversos conceitos que o tema solução tampão abrange, além de interagir com uma calculadora online, que através de informações inseridas pelos visitantes, irá gerar dados de preparos de uma solução tampão, bem como os efeitos da adição de um ácido ou uma base, força iônica, temperatura, entre outros cálculos. Os resultados serão apresentados com as devidas explicações, a fim que o usuário observe instantaneamente como os cálculos são realizados, além de serem alertados sobre os erros esperados a partir de cada opção de fórmula que é possível de ser utilizada e erros oriundos dos procedimentos práticos de preparo. 

“A realização desse projeto mostra-se bastante relevante uma vez que os cálculos envolvidos na solução tampão, normalmente, são realizados de forma simplificada, sem correção dos erros agregados pela mudança de temperatura e força iônica do meio. A proposta se baseia na disponibilização de um conteúdo gratuito e de qualidade a um grande número de pessoas externas à comunidade acadêmica, possibilitando ao IFRJ realizar uma divulgação científica eficaz”, explicou Rafaela.  

O site do projeto está em construção, mas já pode ser acessado em: https://bufferlator.netlify.app/ .

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