Logo IFRJ

Projeto ECI Itinerante retoma as atividades com agenda lotada em março

O projeto ECI Itinerante, do Campus Mesquita, é um projeto de Divulgação Científica que realiza itinerâncias em instituições com perfil educacional e cultural e tem como premissa levar temas de relevância científica a locais distantes dos grandes centros. A atividade é realizada por uma equipe de mediadores, através de módulos interativos e oficinas científicas oferecidas por meio de duas opções temáticas: “Luz, Ciência e Vida” ou “Física Divertida e Lógica Matemática”. Retomando o projeto de itinerâncias, no mês de março, a agenda está repleta de atividades. 

Durante a primeira semana do mês (08 e 09), o projeto esteve no CIEP Pastor Augustinho Valério de Souza, no município de Paracambi – RJ. Lá foram atendidos aproximadamente 600 alunos da rede municipal de Paracambi, por dia de visita. Foram crianças e jovens dos ensinos fundamental I e II, além do corpo docente da rede. 

“A atividade realizada em Paracambi foi um momento único, a troca de experiências é extremamente gratificante. Participar deste momento de descoberta da Ciência por parte dos pequenos é revigorante para todos os envolvidos no projeto”, disse Sérgio de Souza Henrique Júnior, coordenador do Espaço Ciência InterAtiva.

Além desta primeira atividade, a agenda do projeto ainda conta com a visitação ao Norte Fluminense (entre os dias 15 e 18 de março; São Antônio de Pádua e Itaocara), São João de Meriti (24/03), Sábado da Ciência (25/03) promovido pelo ECV e Região Serrana do Estado (entre os dias 29 de março e 01 de abril; Bom Jardim, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu). 

As visitas a Paracambi, Região Serrana e Norte Fluminense fazem parte do cronograma de itinerâncias que ocorrem em parceria com o projeto de extensão “Ciências Sob Tendas” desenvolvido na Universidade Federal Fluminense, sob a coordenação dos professores Gustavo Varela Saturnino Alves e Lucianne Fragel Madeira.

Colaboração: Danielle Sales

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS