Projeto de Extensão do campus Belford Roxo faz sucesso na região

Alunos e professora posam para a foto atrás de mesa com pratos elaborados no curso

União entre marketing e culinária rendeu receita de curso

Utilizar uma didática mais descontraída para ensinar a teoria de marketing e das técnicas de vendas, mesclando a arte da culinária caseira com a prática docente. Essa foi a ideia da professora de Marketing do campus Belford Roxo, Vivian Lacerda, ao realizar o curso de Extensão "O sabor do marketing e das vendas na cozinha", durante o qual as aulas eram ministradas simultaneamente ao preparo de pratos culinários.

De acordo com Vivian, o projeto foi um grande sucesso: “Foi gratificante ver que os alunos aprenderam tanto com essa didática. Senti que os alunos aprenderam muito sobre responsabilidade de estar na aula e sobre coletividade, realizar esse projeto foi tão prazeroso que eu não posso dizer que foi um trabalho, foi como um lazer”, disse.

As aulas instruíram os alunos sobre o marketing e suas possibilidades, além de construir uma comunicação adequada a vendas, a fim de contribuir com o desenvolvimento do comércio local e adjacências e a geração de renda. O curso foi realizado com o apoio de importantes parcerias feitas com empresas sediadas nas proximidades do campus, sobretudo a Granfino, que doou toda a sua linha de farinhas, óleos e grãos. Com essa colaboração foi possível unir a teoria e a prática, conseguindo assim, ações que promovem a competitividade entre as empresas pela gerência do relacionamento com clientes.

A expectativa é que no próximo semestre o projeto seja realizado novamente sob um novo molde, que incluirá aula de empreendedorismo e novo local para a realização das receitas. Esse projeto de Extensão viabilizou a construção de laços com o setor privado representado pela Granfino, que está disposta a atrair outras empresas interessadas em contribuir com a área da Economia Criativa, viés do campus Belford Roxo.

Durante todo o curso os servidores da unidade colaboraram com suas receitas, em especial o professor de Elétrica Fernando Rocha, que foi o corresponsável por fazer esse projeto acontecer. Além de quatro alunos colaboradores que auxiliaram durante todas as aulas e, para esses, foi destinada uma ajuda de custo proveniente da venda dos pratos produzidos durante as aulas. Os alunos que participaram da iniciativa saíram da última aula com seus certificados e com experiência em marketing e gastronomia.