Projeto de Pesquisa estuda sobre a cultura do girassol em Pinheiral

Estudantes dos cursos Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Agronomia realizaram o plantio de girassóis no Campus Pinheiral no dia 26 de outubro. A atividade faz parte do projeto de pesquisa “Ensaios com a cultura do girassol no Campus Pinheiral (IFRJ)”, que tem a parceria com a Embrapa Soja.

O projeto tem o objetivo de selecionar genótipos de girassol que apresentem melhor desempenho produtivo em Pinheiral para posterior integração à Rede de Ensaios de Avaliação de Genótipos de Girassol na safra de 2022 da Embrapa Soja.

A pesquisa permitirá que os estudantes do campus acompanhem as características agronômicas e a produtividade da cultura. O projeto tem também a proposta de contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar na região Sudeste, ampliando o número de estados que cultivam o girassol.

O girassol é uma cultura que apresenta diversas características incentivadoras ao seu cultivo: possui raízes que permitem a reciclagem de nutrientes; os restos culturais aumentam a matéria orgânica deixada ao solo; as hastes podem ser utilizadas para forração acústica; das suas flores pode ser extraído o pólen através das abelhas, gerando de 20 kg a 40 kg de mel por hectare de cultura; além disso, as sementes podem ser consumidas por animais e pelo homem.

O projeto está sendo desenvolvido pelos professores: Patrícia Sobral Silva; Marcos Fabio de Lima Miranda, Shaiene Moreno Gouvêa; Heider Alves Franco; Jeferson Batista da Silva⁩ e os técnicos da Direção Apoio Técnico ao Ensino e Produção (DATEP): Almir Ferreira e Marcus Vinicius de Castro Rocha.

Colaboração: Greici Oliveira