Logo IFRJ

Projetos de Língua Inglesa para a Educação Profissional e Tecnológica

Duas docentes do IFRJ participam da coletânea Takeaway experiences: Projetos de Língua Inglesa para a Educação Profissional e Tecnológica, que apresenta trabalhos produzidos por 75 professores de Língua Inglesa de diferentes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Esses docentes participaram de uma capacitação fomentada pelo Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.

O programa foi realizado na Northern Virginia Community College, NOVA, na Virginia, Estados Unidos da América, em 2017. De 14 de janeiro à 17 de março, o grupo de docentes participantes vivenciaram diversas atividades. 

As professoras Alda Maciel, Campus Duque de Caxias e Mesquita, e Morgana Leal, do Campus Pinheiral, representaram o IFRJ e afirmam que foi uma experiência ímpar, durante a qual puderam expandir seus saberes necessários às suas atividades docentes no IFRJ.


Alda Maciel

"Os conhecimentos que adquirimos nesta experiência de internacionalização têm contribuído para nossas práticas docentes cotidianas, no IFRJ. Assim, o currículo que desenvolvemos está alinhado ao que é praticado globalmente", disse Alda Maciel.


Morgana Leal

Já Morgana Leal lembrou que a capacitação permitiu vivenciar não somente o idioma em um contexto nativo, mas também aprender sobre abordagens modernas e diferenciadas de ensino de língua inglesa, o que, segundo ela, amplia o conhecimento linguístico e pedagógicol.

Observações de aulas na NOVA, colaborações em aulas expositivas e visitas a instituições de ensino, museus e centros históricos fizeram parte dessas dinâmicas. 

Sobre a publicação as docentes dizem que se sentem felizes por poder compartilhar seus projetos de língua inglesa para a Educação Profissional e Tecnológica

O ebook está disponível para download gratuito aqui

 

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS